Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais divulga processo seletivo

03/05/2018 11:23

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC divulga edital para vagas de mestrado para início no segundo semestre de 2018. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho.

Linhas de pesquisa:

1 – Biologia Reprodutiva e Fluxo Gênico: determinação dos sistemas reprodutivos, morfologia e fenologia da floração, oferta de recursos florais, dispersão e interação com fauna de polinizadores, dinâmica de movimentação de alelos.

2 – Caracterização, Coleta e Conservação de Germoplasma: técnicas de prospecção, coleta e conservação de germoplasma de espécies nativas e crioulas, incluindo o estabelecimento de bancos de germoplasma ex situin situ e in vitro e em nível de agricultores. Testes de procedência e de progênie.

3 – Ecologia e Manejo Sustentável de Plantas: estudos ecológicos, demográficos e inventários de populações naturais. Mensuração das variáveis ambientais e do desempenho de plantas das plantas quando submetidas a diferentes situações de manejo.

4 – Fisiologia do Desenvolvimento e Metabolismo: estudos básicos e aplicados da fisiologia do desenvolvimento vegetal, com ênfase ao estudo da morfogênese in vivo e in vitro e dos fatores que a afetam.

5 – Genética e Melhoramento de Plantas: análise da organização da variabilidade e estrutura genética, seleção e melhoramento de genótipos supeiores com o auxilio de tecnicas clássicas e biotecnológicas. Métodos de melhoramento para a captura e fixação de ganhos genéticos.

Cronograma:

Inscrição: 2/5 a 6/6/2018

Divulgação dos aprovados na primeira etapa: até 2/7/2018

Prova de conhecimento: 9/7/2018 (manhã)

Entrevistas: 9/7/2018 (tarde)

Divulgação dos aprovados na segunda etapa: até 15/7/2018

Confirmação da vaga por e-mail (feita pelos candidatos): até 17/7/2018

Matrículas: 23 a 26/7/2018

Início do curso: 30/7/2018

Mais informações na página da RGV.

Tags: mestradorecursos genéticos vegetaisUFSC