DIVULGA UFSC – 11/05/2018 – Edição 1060

11/05/2018 10:00

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 11/05/2018 – Edição 1060

Comissão Memória e Verdade da UFSC promove evento para entrega do relatório final

A Comissão Memória e Verdade (CMV/UFSC) promove no dia 14 de maio, às 18h30, no Auditório da Reitoria, o evento de entrega à comunidade do seu Relatório Final de atividades. Na programação, haverá a palestra de Eugênia Augusta Gonzaga, sobre o tema “Direito à Memória, Verdade e Justiça: a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos”. Eugênia é presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Continue a leitura »».

UFSC participa de reunião do conselho de Reitores da AUGM

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar, e o Secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, participaram entre os dias 07 e 08 de maio da LXXIII reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O evento, organizado pela Universidade de Playa Ancha (UPLA) e pela Universidade de Valparaiso (UV), discutiu temas como: a necessidade de defender o papel desempenhado pelas universidades federais no desenvolvimento do ensino superior, assim como os desafios que terão que enfrentar e as lacunas que devem superar para cumprir essa missão em um contexto global. Continue a leitura >>>.

III Encontro de Agricultura Biodinâmica acontece neste sábado

O Núcleo de Agroecologia da UFSC e seus parceiros promovem o III Encontro de Agricultura Biodinâmica: acompanhando os ciclos da Terra através dos preparados. O evento ocorre no dia 12 de maio, das 7h30 às 18h, no Núcleo de Agroecologia na Fazenda da Ressacada/UFSC, Tapera/SC. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições no site. Continue a leitura »».

APG promove aula pública sobre o retrocesso na ciência brasileira

A aula pública “Pesquisa e Pós-Graduação em Tempos de Retrocesso: como a ciência brasileira resiste?” ocorre na segunda-feira, dia 14 de maio, às 18h30, no Auditório do EFI. O evento promovido pela Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG-UFSC) pretende discutir como a ciência brasileira resiste diante do significativo desmonte do financiamento e das agências de pesquisa, simultaneamente ao desmantelamento das empresas nacionais que figuram como importante patrimônio tecnológico brasileiro. Mais informações.

Alunos guiam visitantes, neste sábado, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Visitar as fortificações é como viajar no tempo, e agora essa viagem ganhou um ingrediente extra. Quem visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, neste sábado, 12 de maio, terá a ajuda de guias de turismo para conhecer mais da história do local e de todo o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. O atendimento é gratuito e será das 10h às 12h e das 13h às 15h30. Continue a leitura » » .

XIII Congresso de Direito UFSC, de 14 a 18 de maio no Centro de Eventos

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro promove o XIII Congresso de Direito UFSC, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento contará com a participação de diversos juristas analisando cenário jurídico atual. Abertura às 19h, com a conferência “Crítica do Direito: Forma, Estrutura e Ideologia Jurídica na Sociedade Atual”, com Alysson Mascaro (USP). Mais informações.

Planetário promove para curso de Astronomia: Leitura do céu e Sistema Solar

O curso de Astronomia: Leitura do céu e Sistema Solar, que será realizado do dia 14 a 25 de maio, no planetário da UFSC, das 19h às 21h30. Mais informações.

Novos locais e horários da ginástica laboral

A partir da próxima segunda-feira, dia 14 de maio, a ginástica laboral será oferecida em dois novos lugares. Na concha acústica e na prefeitura universitária (SESP). Mais informações.

Evento sobre divulgação científica em bares e restaurantes conta com professores da UFSC

Falar sobre ciência em lugares descontraídos, durante o happy hour. Essa é a proposta do “Pint of Science”, evento internacional sobre divulgação científica em bares e restaurantes, que terá a participação de quatro professores da UFSC. As rodas de conversa ocorrem nos dias 14,15 e 16 de maio, em Florianópolis, e são abertas ao público. Mais informações.

Assembleia Geral do Sintufsc

Na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) promove assembleia geral, às 14h, no auditório da entidade. Mais informações.

Grupo Arrasta Ilha e Coletivo Abayomi se apresentam no último dia da 4ª Semana da Dança UFSC

O ultimo dia da 4ª Semana da Dança UFSC, sexta-feira, 11 de maio, traz oficinas e a apresentação do Grupo Arrasta Ilha e Coletivo Abayomi. A programação inicia às 9h30, na sala 210, bloco D do CCE, com a oficina “Dança e Canto Para Mamães e Bebês”, ministrada por Janaina Martins e Larissa Lis do projeto “Cantos de Gaia”. Continue a leitura » ».

Inscrições abertas para workshop de cenografia com Neno Brasil

Estão abertas as inscrições para o workshop de cenografia com Neno Brasil, que acontece de 14 a 17 de maio, das 19 às 22 horas. O curso é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC/SecArte). As inscrições devem ser feitas presencialmente na Coordenação de Cursos e Oficinas Livre de Arte do DAC (no Teatro da UFSC, ao lado da igrejinha).  Mais informações.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.