DIVULGA UFSC – 04/05/2018 – Edição 1055

04/05/2018 09:48

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 04/05/2018 – Edição 1055

CFH reflete sobre os 200 anos de Karl Marx – pensamento e atualidade

Nesta sexta-feira, dia 04 de maio, às 19h, no auditório do Bloco E do CFH, acontece a mesa-redonda “Marx 200 anos: pensamento e atualidade”, com os professores do CFH Raul Burgos (SPO), Paulo Pinheiro Machado (HST) e Marcos Aurélio da Silva (GCN). A ideia do evento é aproveitar a efeméride dos 200 anos do nascimento do filósofo alemão para fazer um balanço de nossa época e da atualidade da crítica marxista ao capitalismo e seus diferentes desdobramentos nas Ciências Humanas. Mais informações .

Jornadas Bolivarianas discutem marxismo e revolução

A 14ª Edição das jornadas Bolivarianas ocorre de 7 a 9 de maio, no auditório da Reitoria e no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O tema dessa edição é “Marxismo e Revolução: Teoria e Transformação social na América Latina”. As jornadas Bolivarianas são um ciclo de conferências promovido pelo Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA/UFSC), que discute temas sobre a América Latina. O evento traça um diagnóstico sobre a situação social e econômica em toda América Latina e seus possíveis desdobramentos, bem como alternativas de enfrentamento. A programação completa está disponível aqui. Mais informações na página do IELA ou pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelo telefone (48) 37216483.

Estudante participa de expedição em embarcação alemã

O estudante de engenharia mecânica da UFSC Augusto Neubauer, membro da equipe de desenvolvimento de tecnologias do Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas,Veleiro ECO, realizará seu estágio obrigatório no Instituto  alemão  Alfred Wegener, participando da expedição de retorno da temporada antártica do navio quebra gelo de pesquisas científicas Polarstern. O embarque será no dia 7 de maio na cidade chilena de Punta Arenas para uma expedição de 36 dias até a Alemanha. Mais informações pelo e-mail .

Pós-Graduação em Física abre seleção para ingresso no segundo semestre

Estão abertas as inscrições para o exame de seleção dos cursos de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Física da UFSC, para ingresso no semestre de 2018/2. As inscrições encerram-se no dia 24 de maio de 2018. Mais informações.

Inscrições para mestrado profissional em direito

As inscrições para Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Direito do PPGPD/UFSC se iniciam no dia 5 de maio e vão até o dia 21 de maio. Os editais são para ingresso no segundo semestre.  Mais informações no e-mail .

Projeto de extensão ‘Viva Leve’

O projeto de extensão ‘Viva Leve’ que acontece no CCA oferece gratuitamente Reiki e Meditação, como forma de contribuir para o reequilíbrio integral. As atividades ocorrem às sextas-feiras, na sala 101, do prédio da Engenharia de Aquicultura. Para as sessões de Reike, é necessário solicitar agendamento através do e-mail . Mais informações.

Palestra sobre bolsas de estudos no Japão

Na segunda-feira, dia 07 de maio, às 18h30, no Auditório do Bloco E Anexo do CFH, ocorrerá uma palestra sobre as bolsas de estudos do MEXT para graduação e pós-graduação no Japão. Estará presente um representante do Consulado do Japão para esclarecer dúvidas sobre o processo. O evento é uma realização do Consulado Geral do Japão em Curitiba, e conta com o apoio do NEJAP, ASBBJ e do Curso Extracurricular de Japonês da UFSC. Mais informações no e-mail .

Inscrições abertas para curso English as a Medium of Instruction – EMI

Nos dias 7, 8 e 9 de maio a professora do USAC, Sarah Blithe, ministrará um curso com o tema English as a Medium of Instruction – EMI, para professores da UFSC. O evento é realizado pela Secretaria de relações internacionais (SINTER). As aulas terão início às 10h e ocorrerão no prédio Reitoria II.  Mais informações .

Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais divulga processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC divulga edital para vagas de mestrado para início no segundo semestre de 2018. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho. Continue a leitura » » .

Semana Acadêmica da Oceanografia será realizada de 7 a 11 de maio

O Programa de Pós-graduação em Oceanografia , promove a  Semana Acadêmica da Oceanografia (SEA/UFSC 2018), de 7 e 11 de maio, no Auditório do EFI, com o tema Desafios e Inovações na Oceanografia. Confira a programação . Inscrições através do site.

4ª Semana da Dança UFSC reúne 18 atrações gratuitas para a comunidade

Para desenvolver a produção e a realização de ações artísticas, educativas e culturais em dança a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC promove a IV Semana da Dança UFSC. Entre os dias 7 e 11 de maio, o campus da UFSC em Florianópolis recebe diferentes propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. Com programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a IV Semana da Dança contempla a multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança. Continue a leitura » » .

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.