Conselho Universitário confirma Ubaldo Cesar Balthazar no topo da lista tríplice para reitor da UFSC

11/05/2018 16:21

Os professores Ubaldo Cesar Balthazar (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ), Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto (Centro Tecnológico de Joinville) e Walter Quadros Seiffert (Centro de Ciências Agrárias – CCA) foram, nesta sequência, os nomes escolhidos para compor a lista tríplice para cargo de Reitor(a) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A lista foi votada por escrutínio secreto na tarde desta sexta-feira, 11 de maio, em sessão especial no Conselho Universitário (CUn).

Ubaldo obteve 48 votos, Cátia, 2 (dois), e Walter, 1 (um). Registrou-se 1 (um) voto em branco e 3 (três) nulos. Total de 55 votantes. Nesta ordem, os nomes serão apresentados ao Ministério da Educação (MEC).

Os membros da comissão – Arnoldo Debatin Neto (presidente), Alessandra de Linhares Jacobsen, Glaucia Santos Zimmerman e Juliana Cidrack Freire do Vale (secretária) -, criada em 24 de abril de 2018, conduziram a votação no CUn. As inscrições para os candidatos foram realizadas nos dias 26 e 27 de abril, com publicação da relação dos inscritos no último dia. Não houve pedido de impugnação.

Um a um, os conselheiros foram chamados à urna e depositaram seu voto uninominal. Para o processo foram disponibilizadas 64 cédulas, pois das 69 representações, cinco estavam vazias.

Encerrada a votação, a secretaria do CUn finalizou a redação da ata com os dados da eleição no CUn. A ata foi lida e aprovada e os conselheiros assinaram as duas vias, para encaminhamento ao MEC.

Ao final, o professor Ubaldo se manifestou. “Eu sempre fiquei muito dividido, porque em meus 40 anos de Universidade eu não pensava vir a ser reitor”. E tendo seu nome referendado pelo CUn, agradeceu a confiança para a conduzir os destinos da Universidade pelos próximos quatro anos. Deseja na sua gestão retomar o caminho normal, superar o que aconteceu, de forma tranquila, serena e pacífica.

“Registro minha alegria de ter a professora Alacoque conosco”, no trabalho de colocar a universidade no patamar que ela merece. Agradeceu também todos os votos obtidos na consulta informal, que para ele, foi um momento bastante significativo.

“Queremos tranquilidade para trabalhar, restabelecer a plena autonomia da Universidade, a transparência em nossas atividades, com a discussão necessária, sem beligerância. Conto com o apoio de todos, somos reitor e vice-reitora de todos os segmentos da UFSC. O período eleitoral passou, agora é trabalho, união”. Ubaldo espera corresponder a confiança depositada, em dois importantes momentos, na consulta informal e no pleito do CUn.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC