Anel Viário do campus da UFSC Curitibanos terá sistema de iluminação

16/05/2018 09:30

A Energisul Comércio e Serviços Ltda Epp, de Tubarão, venceu a licitação para implementar o sistema de iluminação do Anel Viário do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O valor estimado é de R$ 593.801,25 mas, com desconto de 22 por cento, terá um custo final de R$ 463.164,97, o que permite uma economia de R$ 130.636,28. O prazo de execução do objeto está estimado em 90 dias a contar da emissão da ordem de serviços.

A contratação dos serviços foi feita por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), para fornecimento de material e mão de obra. A abertura do pregão ocorreu no último dia 27 de abril e o resultado publicado nesta segunda-feira, dia 14.

“Trata-se de uma obra que é um anseio antigo desta unidade, principalmente por que o inverno é longo e rigoroso”, comemora o professor Juliano Gil Nunes Wendt, diretor geral do campus.

Segundo Ricardo Porto, diretor do Departamento de Licitações, “a contratação do serviço tem origem na disputa licitatória realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações, dispositivo legal adotado pela gestão da UFSC no ano de 2013, que tem conferido grande agilidade na realização de nossas licitações para fins de contratação de obras e serviços de engenharia, como inclusive podemos observar no caso de Curitibanos. Considerando a fase externa do processo, foram apenas 17 dias”.

Ricardo observa que a licitação permitiu à UFSC uma economicidade de 22 por cento em relação ao valor estimado inicial para a contratação, sendo este o sétimo maior desconto obtido pela universidade para fins de contratação de obras desde o ano de 2013, quando adotou há época o RDC.

Ele também destaca que a rapidez na execução da fase externa do processo se deu muito em função do trabalho em equipe da DPL, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad), e o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE), da Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma).

Ricardo Porto lembra que, primando pela transparência legal, “as informações e documentos inerentes a fase externa da disputa licitatória, encontram-se disponíveis à sociedade nos portais de Licitações da UFSC e no de Compras e Contratações do Governo Federal”.

O detalhamento do projeto pode ser acessado neste link.

Agecom/UFSC

.