4ª Semana da Dança UFSC: atrações do terceiro dia contam com oficinas e performance

08/05/2018 17:05

O terceiro dia da 4ª Semana da Dança UFSC, 9 de maio, traz cinco atrações. São quatro oficinas, além da performance “Espetáculo” apresentado pelo renomado coreógrafo Luiz de Abreu.

A primeira atração do dia é a oficina “Samba no Pé”, ministrada pela estudante de Educação Física da UFSC Lays Matias. Na oficina os participantes terão oportunidade de apreender noções básicas da dinâmica dos movimentos desta importante manifestação da cultura brasileira. As atividades propostas procuram desenvolver a percepção rítmica, a expressividade e, principalmente, o aprendizado da técnica do Samba no Pé propriamente dita e suas vertentes em formas coreográficas.  Esta oficina faz parte do projeto Dança Poesia em Movimento desenvolvido no CDS/UFSC e coordenado pela professora Vera Torres.

Oficina – Samba no Pé

O projeto tem por objetivo proporcionar à comunidade o acesso ao conhecimento e a prática da dança em seus diferentes gêneros, enfatizando a diversidade de contextos culturais “dançantes” e incentivando a inovação artística.

Oficina – Breaking

Lays Matias é passista e ministra aulas de Samba no projeto Dança Poesia em Movimento desde 2015. A oficina “Samba no Pé” será às 12h na sala 208, bloco D do CCE.

À tarde, às 13h na sala 210, bloco D do CCE tem a oficina Breaking, ministrada por Guilherme Fant. Nesta oficina serão trabalhadas as técnicas e fundamentos deste estilo através do preparo corporal para o desenvolvimento dos movimentos. Além da dança, serão trabalhados movimentos como handstand, freezes e footwork em dinâmicas de dupla. Após a oficina, tem roda de Breaking, onde todos podem dançar e mostrar seus movimentos.

Oficina – Canto e Dança Para Gestantes

Na sequencia às 15h, na sala 310, bloco D do CCE, é a vez da oficina “Canto e Dança Para Gestantes”, ministrada por Janaina Martins e Larissa Lis do projeto “Cantos de Gaia”. Através do canto e da dança, a proposta celebra a fertilidade a criação e a geração da vida. Esse encontro musical e dançante é um momento para as mulheres darem uma pausa nas correrias da vida diária e a se sintonizarem com a gestação, cuidando de si e do bebê em um momento de relaxamento, de alegria e de arte, um momento de conexão com o seu templo interior.Com músicas e danças, a oficina busca fortalecer a comunicação afetiva entre mãe e bebê, pois através da voz da mãe o bebê recebe vibrações de afeto, sendo que a partir do quarto mês gestacional o bebê escuta esses sons, atuando também na consciência da sabedoria corporal da mulher e o empoderamento para o parto e para o pós-parto. A atração é um momento de acolhimento feminino e partilha entre gestantes nesse momento da vida.

Oficina – Vogue

Na sala 210, bloco D do CCE, também às 15h, tem oficina de Vogue, a atração ministrada por William Mario faz uma introdução à cultura Vogue, tanto na questão prática quanto teórica, resgatando sua história e importância política no meio LGBTQI. A parte prática consiste em um treino dos elementos básicos do Vogue Femme finalizando com uma sequência coreográfica. Não é necessário ter experiência com o estilo.

Todas as oficinas da IV Semana da Dança são gratuitas. As inscrições serão realizadas com 30 minutos de antecedência no local por ordem de chegada. Somente as inscrições para as oficinas “Dança e Canto Para Gestantes” e “Dança e Canto Para Mamães e Bebês” devem ser realizadas pelo e-mail .

Performance – Espetáculo

O terceiro dia de atrações da Semana da Dança encerra às 19h na Caixa Preta, bloco D do CCE, com a performance “Espetáculo”apresentada por Luiz de Abreu. A atração coloca em cena, através de elementos simbólicos como: a cana de açúcar, a cachaça, livros, tênis nick e bananas, um dialogo entre passado e presente do negro brasileiro. Estes elementos além de servirem como cenário e ornamento, também é a partir deles que o texto corporal e a dramaturgia do “Espetáculo” são construídos ao serem colocados em oposição.

O Trabalho foi construído a partir de fotografias de escravos do séc. XlX, de documentos sobre o cotidiano do escravo do séc. XVlll e registros sobre a discriminação racial, arquivados no Ministério Público do Estado da bahia do Séc. XXl e músicas do período da ditadura brasileira.

Os ingressos para a performance “Espetáculo” serão distribuídos no local gratuitamente 30 minutos antes da apresentação.

Veja a programação completa aqui, mais informações sobre a Semana da Dança no facebook.com/semanadadancaufsc.

A 4ª Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (DEF/CDS) e do Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão (ART/CCE) com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

Serviço

Atrações 4ª Semana da Dança UFSC | quarta-feira | 09/05

 

O quê: Oficina Samba no Pé

Ministrante: Lays Matias
Quando: 12h – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala 208 – Bloco D – CCE
Número de vagas: 25
Duração da atividade: 1h15
Classificação: 14 anos

O quê: Oficina Breaking
Ministrante: Guilherme Fant
Quando:
 13h – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala 210 – Bloco D – CCE
Duração da atividade: 1h
Classificação: 12 anos

O quê: Oficina Canto e Dança Para Gestantes
Ministrantes: Janaina Martins e Larissa Lis
Quando: 15h
Inscrições: através do e-mail  
Onde: Sala 310 – Bloco D – CCE
Duração da atividade: 1h30
Indicação: gestantes

O quê: Oficina oficina Vogue
Ministrante: William Mario
Quando: 15h – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala 210 – Bloco D – CCE
Duração da atividade: 2h
Classificação: 12 anos

O quê: Performance “Espetáculo”
Coreografo: Luiz de Abreu
Quando: 19h
Ingressos: distribuídos gratuitamente 30 minutos antes da apresentação
Onde: Caixa Preta – Bloco D – CCE
Classificação: 12 anos

Programação completa – 4ª Semana da Dança

Ficha Técnica – 4ª Semana da Dança UFSC

Curadoria, organização e coordenação: Vera Torres, Débora Zamarioli, Maria de Lourdes Alves Borges e Rosemar da Silva.
Equipe de Produção: Dayane Ros, Mariana Barreiros, Lucas de Lima, Ana Lúcia Moraes, Ivo Caoê Baptiston, Fernanda Luft e Rogéria Moreira Couto.
Identidade Visual: Mônica de Souza e Heliziane Barbosa
Realização: Fapeu e SeCArte/UFSC
Apoio: Departamento de Cultura e Eventos/SeCArte/UFSC, Departamento de Artes/CCE/UFSC, Centro de Desportos/UFSC, Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017