4ª Semana da Dança UFSC: confira as atrações desta quinta-feira

09/05/2018 18:40

O penúltimo dia da 4ª Semana da Dança UFSC, 10 de maio, quinta-feira, traz três atrações para o público. São duas apresentações e  a edição especial do projeto “Café com Dança”, que recebe o bailarino e coreógrafo Luiz de Abreu. A primeira atração do dia será a uma apresentação “Forró com Pratica”, do grupo experimental Cenarium. A atração traz coreografias de forró com influências do baião, promovendo a interação entre bailarinos e o público. A exibição começa às 12h30, no varandão do CCE.

Na parte da tarde, às 14h, na sala Pitangueira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, ocorrerá o tradicional ciclo de palestras e debates “Café com Dança”, com o tema “Percursos de um negro na dança contemporânea brasileira”. Nesta edição, o projeto recebe o bailarino e coreógrafo Luiz de Abreu, que fará uma retrospectiva de sua trajetória discutindo sua própria experiência como artista negro no cenário da dança contemporânea brasileira. Luiz de Abreu é bailarino e performer, que tem o corpo negro como um dos temas a partir do qual é possível constelar a sua obra. A ideia é proporcionar um momento de reflexão e possibilitar a troca de saberes, vivências e percursos, de modo a pensar o artista negro na arte contemporânea brasileira. O público terá a oportunidade de conversar com o coreógrafo e compartilhar um delicioso café. As inscrições para o “Café com Dança” são gratuitas e serão realizadas no local, por ordem de chegada, 30 minutos antes do início da atividade.

Espetáculo “Ensaio para algo que não sabemos”

A última apresentação desta quinta-feira ocorre às 19h, na Caixa Preta, bloco D do CCE, com o espetáculo “Ensaio para Algo que não Sabemos”, de Daniela Alves e Karina Collaço. A atração é uma dança que não parte de padrões pré-estabelecidos, mas que instaura novas concepções de sentido e significado; uma dança que parte de um corpo vulnerável e aberto, e não um corpo que apenas repete formas e procedimentos “bem-sucedidos” aos olhos do grande público. As partituras coreográficas, de caráter investigativo, dialogam com a construção de imagens, sons, estados corporais que norteiam cinco princípios: coreografia, contaminação, cópia, combinação, apropriação. Os ingressos para o espetáculo  serão distribuídos no local, gratuitamente, 30 minutos antes da apresentação. A programação completa da Semana da Dança está disponível aqui.

A 4ª Semana da Dança é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (DEF/CDS) e do Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão (ART/CCE) com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Serviço:

Atrações 4ª Semana da Dança UFSC | quinta-feira | 10/05

O quê: Apresentação de Forró com Pratica – Grupo Experimental Cenarium
Direção: Tassiana Leivas Bastos
Bailarinos: Bárbara Dell’Antonia Koehler, Caio Tomaz, Dayane Ros, Igor Bavaresco, Jefferson Leque, Larissa Sell, Luckas Souza, Phellipe Perin, Sofia Derycke e Tassiana Bastos
Quando: 12h30
Onde: Varandão do CCE
Duração da atividade: 30min
Classificação: Livre

O quê: Café com Dança – Percursos de um Negro na Dança Contemporânea Brasileira – Luiz de Abreu
Quando: 14h – chegar ao local com meia hora de antecedência para realizar a inscrição
Onde: Sala Pitangueira – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Duração da atividade: 3h
Classificação: Livre

O quê: Espetáculo – Ensaio para Algo que não Sabemos
Criação, concepção e elenco: Daniela Alves e Karina Collaço
Trilha sonora:
 Chico Martins e Jean Mafra
Iluminação:Ivo Godois
Quando: 19h
Onde: Caixa Preta – Bloco D – CCE
Ingressos: distribuídos gratuitamente 30 minutos antes da apresentação
Duração da atividade: 1h20 – seguido de bate papo com as artistas
Classificação: Livre

Mais informações sobre a Semana da Dança no Facebook.