Veleiro Eco da UFSC estará aberto à visitação na Vila de Regata de Itajaí

06/04/2018 16:39

Foto: Juliana Clementi/Divulgação.

O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (Veleiro ECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será uma das atrações da Vila de Regata da Volvo Ocean Race, que ocorre em Itajaí (SC), de 5 de 22 de abril. A partir de domingo, 15 de abril, das 15h às 18h, o veleiro estará aberto para visitação. No local, parte da equipe do ECO vai apresentar a embarcação aos visitantes, construída para possibilitar a pesquisa embarcada e obtenção de primeiros resultados de experimentos ainda em alto mar. O ECO é o primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil.

Para conhecer a embarcação, os interessados devem procurar a equipe do veleiro durante todo o evento da Volvo, em um estande que ficará no 1º mezanino do Centreventos, em Itajaí. De 9 a 20 de abril, o estande receberá, diariamente, a visitação de aproximadamente 400 alunos da rede pública e privada, além de moradores e turistas. No estande, os visitantes vão receber informações sobre o Veleiro ECO, conhecer alguns equipamentos de pesquisa utilizados em trabalhos de campo, visualizar por meio de microscópios diminutos animais marinhos e interagir com uma exposição que visa a conscientização ambiental com foco na problemática da poluição marinha.

Seminário

Foto: Heitor Pergher/Divulgação.

O despejo de poluentes também será o foco do Seminário Técnico Científico “O Futuro dos Oceanos – Combate ao Lixo no Mar”, que ocorre em 18 de abril, organizado pela FAMAI, ONU Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente (MMA )e integrantes da Volvo Ocean Race, Projeto Mares Limpos (Clean Seas), em parceria com a equipe do Veleiro ECO. O encontro é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos.famai@itajai.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3348-8031.

O Seminário contará com a participação do Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias; da representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro; do professor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte; do coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No evento será assinado um protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas” (mares limpos). A proposta realizada pela ONU Meio Ambiente alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. Temas que também norteiam as ações do Veleiro ECO.

Estande do Veleiro Eco em Itajaí.

O Veleiro

O Veleiro foi concebido pela UFSC para o desenvolvimento de expedições científicas e pesquisas nas áreas de engenharia oceânica, meio ambiente marinho, oceanografia, biologia marinha, mudanças climáticas, entre outros. Este é o primeiro evento oficial que o Veleiro vai participar desde que sua construção foi finalizada, em setembro de 2017.

Assim que sair para as primeiras expedições, o Veleiro vai cruzar a costa brasileira com um time composto por pesquisadores, professores, estudantes, velejadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento, com o intuito de aprofundar as pesquisas e os conhecimentos sobre o oceano e ecossistemas brasileiros.

O horário de funcionamento do estande do Veleiro ECO na Vila de Regata será de segunda a sexta, das 13h às 20h, e sábado e domingo, das 11h às 19h.

Mais informações no site do Veleiro Eco, pelo e-mail contato@veleiro.eco.br e pelo Facebook.

Tags: ItajaíregataUFSCVeleiro de Expedições Científicas OceanográficasVeleiro ECOVolvo Ocean Race