Simpósio sobre Léxico, Lexicografia, Terminologia e Tradução recebe submissão de trabalhos até 30 de abril

10/04/2018 17:49

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, nos dias 7 e 8 de junho, o III Simpósio Sobre Léxico, Lexicografia, Terminologia e Tradução (Silettrad). O evento se destina a pesquisadores, docentes, tradutores e alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior interessados nas áreas concernentes à língua, linguagem, tradução, elaboração, uso e análise de dicionários e estudos sobre o léxico através de diferentes vieses. A submissão de resumos para apresentação de trabalhos está aberta até 30 de abril.

Sobre o evento

O simpósio, idealizado pela professora Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, teve sua primeira edição na UFSC em 2016. Em 2017 contou com uma proposta itinerante, que se deu a partir da cooperação entre a UFSC e a Universidade Federal do Pará. Nessa edição, o evento ocorreu em dois momentos, o primeiro deles no campus Trindade, em Florianópolis, e posteriormente na Amazônia, no campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. Para 2018, o Silettrad ocorre somente em Florianópolis.

As edições anteriores tiveram a participação de convidados do Brasil e do exterior, como o professor Francisco Moreno Fernández, do Instituto Cervantes da Harvard University e da Universidad de Alcalá; das professoras Rosana Assef Faciola e Maria Risoleta Silva Julião, da Universidade Federal do Pará; do professor Paulo Henriques Brito, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; do professor Otávio Goes, da Universidade de Londrina e do professor Aylton Barbieri Durão, da UFSC. Os docentes contribuíram para o crescimento das discussões relacionadas aos eixos temáticos.

Mais informações na página do evento.