Semana UFSC – De 02 a 07 de Abril de 2018

02/04/2018 15:40

Semana UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.semana.ufsc.br | 02 a 07 de Abril de 2018

Abertas Inscrições para concurso da proposta de logomarca para o PPGEAN

A Secretaria Integrada de Pós-graduação do Programa em Ecossistemas Agrícolas e Naturais do Centro de Ciências Rurais, do Campus de Curitibanos, está com inscrições abertas até dia 27/04, para concurso de proposta de logomarca para o PPGEAN. O vencedor receberá premiação em uma rede de papelarias de Curitibanos e a logomarca poderá ser utilizada conforme submetida ao concurso, ou servir de ideia na elaboração de logomarca por profissionais. Mais informações.

Biblioteca da UFSC recebe exposição fotográfica sobre Ato do Moura

A exposição “Barro em mãos: olhares sobre o maior Centro de Arte Figurativa das Américas” de Magali Moser e André Souza Martinello, no piso térreo da Biblioteca central da UFSC até o dia 30 de abril, das 8h às 20h.

Contaminação dos oceanos por formicida é abordada em artigo de professora da UFSC

A contaminação oceânica pelo formicida Sulfluramida é o tema do texto “A formiga e o mar”, de autoria de Juliana Leonel, docente e atual subcoordenadora do curso de graduação em Oceanografia (CFM/UFSC).  O artigo exibe os progressos e desafios das pesquisas que analisam a contaminação dos poluentes orgânicos persistentes (POPs). Mais informações.

DIA A DIA

2 de Abril, Segunda-feira

• Ciclo de debates: “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”

O debate sobe os temas “Jornalistas, golpistas e golpeados” e “Imagens da política e a política das imagens em relação ao golpe”, acontece às 18h30min, no Auditório do CFH. Saiba mais.

3 de Abril, Terça-feira

• 1º Workshop do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais

O 1° Workshop do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais é parte do ciclo anual de operação do SC2C. O evento acontece nos dias 03/05 e 04/05, às 09h30, no Auditório do EMC.  Saiba mais.

• Palestra “Entrei na matemática, e agora?”

A palestra ministrada pelo Profº. Dr. Eliezer, é parte do ciclo de palestras do PET matemática, e acontecerá no auditório do EFI, às 12h.

4 de Abril, Quarta-feira

• Debate Sobre dependência tecnológica

Será realizado um debate sobre a dependência tecnológica brasileira, desde sua origem estrutural até seus impactos atuais, no Auditório da Engenharia Mecânica no CTC, às 18h30. Saiba mais.

5 de Abril, Quinta-feira

• Palestra: Relacionamentos abusivos

O coletivo “Mulheres na Engenharia” e o coletivo “Urbanas” promovem uma roda de conversa sobre relacionamentos abusivos, no auditório do Bloco A da Engenharia Mecânica, às 18h.  Saiba mais.

• Palestra: Conversando sobre ansiedade

A palestra será ministrada pelas psicólogas Gabriela Bordini, Vanessa Lima e Jamile Fantin da UFSC Joinville, e acontece às 10h30 e às 15h30¸ na sala U207,do CTJ – Joinville. Saiba mais.

6 de Abril, Sexta-feira

• Cine paredão

Cine Paredão apresenta MUDBOUND, de Dee Rees. No Auditório do CFH, às 19h. Saiba mais.

• Ciclo de Conferências Sobre os Clássicos da Filosofia

A Coordenação do Curso de Graduação em Filosofia convida a comunidade acadêmica da UFSC a participar do Ciclo de Conferências “Nos Ombros de Gigantes: Por Que Ler os Clássicos”, das 14:30 às 17h. Mais Informações.

• Curso de extensão em filosofia política: Maquiavel e a ação política: em diálogo com Agostinho e Kant

O curso visa apresentar, analisar e discutir os pressupostos éticos e políticos estabelecidos por N. Maquiavel em sua teorização sobre os meandros constitutivos da política, ressaltando o tema da liberdade na possível construção de uma teoria da ação política. Como contraponto, serão tomadas as teorizações de S. Agostinho e I. Kant a respeito do tema da liberdade. Mais informações.

• Aula inaugural no PPGEAN

O título da aula será “Blade Runner 2049 Catarinense: os agricultores conseguirão se adaptar às mudanças climáticas?”, e será proferida pelo professor Sandro Luis Schlindwein.  A aula acontece no Auditório do Centro de Ciências Rurais, no Campus Curitibanos, às 13h30 min.

EVENTOS FUTUROS

6º Encontro de Sustentabilidade em Projeto

No Centro de Cultura e Eventos, de 18 a 20 de abril. Saiba mais.

3ª Jornada Brasileira de Pesquisa em Condição Crônica

No auditório da Reitoria, dias 26 e 27 de abril. Saiba mais.

Palestra ‘Escrita Acadêmica e Sofrimento Mental’

No auditório Garapuvu, dia 27 de abril. Saiba mais.

VI Ciclo de Debates Periódicos UFSC

Na UFSC, de 2 a 4 de Maio. Saiba mais.

Curso de projeto e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos de microgeração distribuída

No CTS, Campus Araranguá, de 4 a 12 de Maio. Saiba mais.

Semana acadêmica de letras

Na UFSC, de 11 a 15 de Junho. Saiba mais.

Fam – Florianópolis Audiovisual Mercosul

No Centro de Cultura e Eventos, de 19 a 24 de Junho. Saiba mais.

Congresso de sistemas Lean

Mercure Convention Hotel em Florianópolis, nos dia 29 e 30 de Junho. Saiba mais.

Acompanhe outras notícias da UFSC
www.noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
www.tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais

FacebookGoogle+

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
+55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber este informativo, clique aqui.