Projeto Cinema Mundo exibe ‘Filhos da esperança’ no dia 19 de abril

12/04/2018 18:11

O Projeto Cinema Mundo da UFSC exibirá, no dia 19 de abril, o filme “Filhos da esperança” (Children of men, 2006, Estados Unidos/Reino Unido/Japão), dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. O filme venceu dois BAFTA Award, recebeu o Saturn Award de melhor filme de Ficção Científica e foi indicado nas categorias de melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição no Oscar. A sessão contará com os comentadores Patrícia de Oliveira Iuva e George Ayres Mousinho. A exibição começa às 18h30 e será realizada no auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU).

Sinopse:

2027 é o ano em que a Inglaterra é o único país que ainda possui um governo estruturado , por isso o número de imigrantes que querem se refugiar no país tem um crescimento vertiginoso e são violentamente repelidos. Várias catástrofes assolam o planeta, sendo que uma delas pode vir a extinguir a humanidade. As mulheres tornaram-se inférteis, a última criança nasceu em 2009 e a pessoa mais nova a existir acaba de morrer. Em meio a este caos, Theo (Clive Owen) é um antigo ativista, agora burocrata, que é incumbido pela ex-mulher Julian (Julianne Moore) a realizar um trabalho de ajudar imigrantes refugiados dentro do país. Ao ter de levar a jovem refugiada Kee (Clare-Hope Ashitey) para o litoral, descobre que ela está grávida e a missão logo muda de rumo, agora ele tem de protegê-la com muito mais cuidado, já que ela é a única esperança para a humanidade.

Sobre os convidados:

George Alexandre Ayres de Menezes Mousinho:

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa é voltada à ficção científica apocalíptica e pós-apocalíptica na Guerra Fria e no pós-Guerra Fria, com foco nas representações de escatologia nuclear no cinema da época e em videogames.

Patrícia de Oliveira Iuva:

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS), Mestre em Ciências da Comunicação (UNISINOS), Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFSM) e professora adjunta do Curso de Cinema da UFSC.

Mais informações no Facebook.