Professor da UFSC lança livro sobre utilidade do TCC para alavancar carreira dos formandos

09/04/2018 10:10

O professor Jonny Carlos da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC lança, em 2018, o livro “Trabalho de Começo de Carreira: um guia coaching para decolar na carreira com seu TCC”. A obra já foi lançada na Unesp (Guaratinguetá) e USP (São Carlos). O lançamento em Blumenau ocorre no dia 18 de abril e em Florianópolis, no dia 3 de maio.

O famoso, e muitas vezes temido, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que todo estudante universitário precisa concluir para se graduar é frequentemente acompanhado de muitas dúvidas, dificuldades com a abordagem e o orientador. Jonny Silva teve a ideia de escrever o livro quando lecionou a disciplina de TCC e observou que os alunos tinham dificuldades.

O texto é fundamentado em três pilares: a experiência de orientação, com dezenas de orientações acadêmicas concluídas ao longo de mais de 20 anos como professor universitário; a formação e prática em coaching e a pesquisa de referências internacionais. “Busco, ainda, criar um diálogo sobre os principais pontos a serem considerados na realização do TCC. A proposta é que o estudante perceba esse trabalho como oportunidade para criar empreendimento, iniciar mestrado ou mesmo usá-lo como ‘cartão de visita’ em sua entrevista de emprego, ou seja, seu trabalho de começo de carreira”, esclarece o professor.

Docente universitário há mais de 20 anos, Jonny foi pesquisador junto à Universidade de Lancaster, Inglaterra e teve o seu trabalho de doutorado reconhecido com o Prêmio Shaping the Future, pela Universidade de Hannover, Alemanha. Além disso, possui pós doutorado junto à NASA e é palestrante de vários congressos e conferências.

Agenda de Lançamentos:
Blumenau – Livraria Catarinense, Shopping Neumarkt – 18 de abril, às 15 h
Florianópolis – Livraria Catarinense, Beiramar Shopping – 3 de maio, às 19h30
Joinville – Livraria Curitiba, Shopping Mueller – 16 de maio às 19h30

Confira a entrevista com o professor Jonny Silva para o portal Cotidiano, produzido por estudantes de Jornalismo da UFSC.

 

Mais informações:
Site pessoal