Estudantes podem contribuir para melhores condições de ensino e permanência

06/04/2018 12:52

Ser aprovado para um curso em uma universidade pública é aspiração de muitas pessoas no Brasil. Após a aprovação, um novo universo de possibilidades se abre. É possível mergulhar no mundo da pesquisa, estabelecer relações com a comunidade por meio da extensão universitária, participar de grupos de estudos, atléticas, projetos culturais, coletivos políticos etc. No entanto, a caminhada pela vida acadêmica tem seus altos e baixos. É na busca de compreender mais profundamente o cenário em que se encontram os estudantes de graduação da universidades federais brasileiras e das unidades de Educação Tecnológica que está em andamento a quinta edição da Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando.

A fase de coleta dos dados vai até junho de 2018 e nela se busca reunir informações sobre os estudantes que vão desde dados socioeconômicos até questões mais sensíveis, como a saúde mental e emocional. Ainda, cabe destacar que os dados disponibilizados pelos alunos têm seu uso restrito à pesquisa. Embora o aluno precise digitar o CPF para acessar a pesquisa, ele não será identificado. A pesquisa é completamente anônima, o questionário é simples e para responder todas as questões leva-se, em média, cinco a seis minutos.

Essa é a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre o perfil dos graduandos das universidades federais. Os dados coletados serão tratados e apresentados por meio de um relatório com cinco cadernos temáticos. Além disso, se as universidades tiverem uma participação efetiva, poderão ter o resultado da pesquisa em nível institucional. Entre todas as instituições participantes, a UFSC está na 60ª posição em relação à porcentagem de alunos respondentes. Esse ranking pode ser acompanhado em tempo real na plataforma on-line da pesquisa.

Por que participar?

Uma pesquisa como esta, de dimensão nacional, pode parecer algo distante do cotidiano dos estudantes. No entanto, os seus resultados podem ser utilizados para desenvolver projetos e ações pontuais e que afetam diretamente a vida dos graduandos. Desde questões básicas, como implementação e ampliação de moradias estudantis e restaurantes universitários, até construção de complexos esportivos, espaços e equipamentos culturais, creches e muitos outros. Para participar, basta acessar o site da pesquisa e responder ao questionário. É rápido, fácil e pode ajudar a construir uma universidade mais plural, acessível e inclusiva.

Permanência

No contexto atual, com a consolidação de políticas públicas como as cotas sociais e raciais, a cara da universidade pública mudou rapidamente. Mais estudantes de baixa renda sentam nos bancos destas instituições, e as informações coletadas na pesquisa assumem importância acadêmica, prática e, até mesmo, política.

Nesse cenário, a pesquisa é importante para pensar políticas e ações de assistência estudantil e também para fortalecer e ampliar as que já existem, como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

com informações da Universidade Federal de Uberlândia

Tags: Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando 2018PnaesUFSC