DIVULGA UFSC – 09/04/2018 – Edição 1038

09/04/2018 09:35

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 09/04/2018 – Edição 1038

Veleiro Eco da UFSC estará aberto à visitação na Vila de Regata de Itajaí

O Veleiro de Expedições Científicas Oceanográficas (Veleiro ECO/UFSC) será uma das atrações da Vila de Regata da Volvo Ocean Race, que ocorre em Itajaí (SC), de 5 de 22 de abril. A partir de domingo, 15 de abril, das 15h às 18h, o veleiro estará aberto para visitação. No local, parte da equipe do ECO vai apresentar a embarcação aos visitantes, construída para possibilitar a pesquisa embarcada e obtenção de primeiros resultados de experimentos ainda em alto mar. O ECO é o primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil. Continue a leitura>>.

Estudantes podem contribuir para melhores condições de ensino e permanência

Na busca de compreender mais profundamente o cenário em que se encontram os estudantes de graduação da universidades federais brasileiras e das unidades de Educação Tecnológica está em andamento a quinta edição da Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando. Essa é a maior pesquisa já realizada no Brasil sobre o perfil dos graduandos das universidades federais.   Para participar, basta acessar o site da pesquisa e responder ao questionário. Continue a leitura>>.

Núcleo realiza pesquisa com casais sobre assédio moral no trabalho

O Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot/UFSC) realiza a pesquisa “Estratégias de enfrentamento utilizadas por casais para lidar com o assédio moral no trabalho”. Os participantes interessados em participar devem responder um questionário. Continue a leitura>> .

Inscrições até 30 de abril para grupo de apoio a quem deseja parar de fumar

Inscrições abertas até 30 de abril para grupo de apoio para fumantes que desejam parar de fumar, supervisionado por psicóloga. O grupo contará com técnicas de psicoterapia cognitivo-comportamental que auxiliam na aquisição e manutenção da cessação do tabagismo. Os grupos se reunirão nas quartas-feiras, na sala 2 do Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), bloco D, 2º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Continue a leitura » »  .

Academia Brasileira de Letras nomeia professor Berthold Zilly Sócio Correspondente

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, no dia 5 de abril, quinta-feira, o professor e tradutor alemão Berthold Zilly para a Cadeira nº 15, de seu Quadro de Sócios Correspondentes, na vaga do professor de espanhol e português da Universidade da Califórnia, o norte-americano Claude Lyle Hulet, falecido em agosto do ano passado. Berthold Zilly, é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) .  Continue a leitura>>.

UFSC Araranguá desenvolve projeto para auxiliar pais nos cuidados com os filhos

Através do projeto eNurse foi desenvolvido um sistema embarcado para ser utilizado por uma criança durante a noite, sem causar desconforto. O dispositivo é capaz de medir e enviar para uma aplicação móvel (smartphone) os valores de temperatura, batimento cardíaco e movimento respiratório. Estes valores das medidas são apresentados graficamente na aplicação móvel e em caso de anomalia (indicativo de febre ou hipotermia) é disparado um alarme. Continue a leitura » » .

Laboratório da UFSC promove minicurso gratuito sobre ceticismo e informação

O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis/UFSC) promove o ciclo de leituras filosóficas, científicas e literárias sobre “Ceticismo e Informação”. O curso será  ofertado gratuitamente e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. No cartaz de divulgação há a lista de leituras. O ciclo de leituras, que ocorrerá às quintas-feiras, começa no dia 19 de abril, das 14h às 16h, na sala do Lefis na Escola Simão José Hess. O curso será ministrado por Jose Claudio Matos. Mais informações na página do Lefis.

Roda de Leituras sobre o Medievo japonês

Começa nessa segunda-feira, dia 09 de abril, a roda de leituras sobre o Medievo Japonês. O evento, promovido pelo NEJAP acontecerá às segundas-feiras, a cada quinze dias, das 18h30 às 21h, na sala 312, do Bloco D do CFH. Mais informações.

Palestra no HU: Comunicação em situações críticas

Acontece nesta segunda-feira, dia 09 de abril, a palestra sobre a comunicação em situações críticas, com a Enfermeira Carmen Segovia. O evento será no auditório do Hospital Universitário (HU), às 17h. Será fornecido certificado.

Jornada Universitária em Defesa da reforma agrária

No dia 9 de abril, ocorrerão duas mesas-redondas no Auditório da Aquicultura do CCA: Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Cooperação”, às 9h30, com o Prof.  Pedro Ivan Christoffoli (UFFS); e “Produção Agroecológica de Alimentos e Comercialização nas Cooperativas de Reforma Agrária do MST”, às 14h, com  Marina Bustamante (Lecera/UFSC) e Roberto Assunção (IEA/SP). Informações:   ou www.lecera.ufsc.br.

Oficina de Meditação

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade UFSC promove a oficina de meditação, nesta terça-feira, dia 10 de abril, às 16h, na sala de práticas alternativas, bloco H do CCS. Serão disponibilizadas 15 vagas para participar da atividade e as inscrições devem ser feitas no e-mail: . Mais informações pelo facebook.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.