DIVULGA UFSC – 05/04/2018 – Edição 1036

05/04/2018 12:33

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 05/04/2018 – Edição 1036

Publicada no Diário Oficial portaria que autoriza curso de Medicina na UFSC Araranguá

Foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4 de Abril, a portaria que autoriza o funcionamento do curso de Medicina no campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A previsão é que seja realizado um vestibular especial ainda no primeiro semestre de 2018, para viabilizar que as aulas tenham início em agosto de 2018. Segundo a norma, serão disponibilizadas 60 vagas anuais. Continue a leitura>>.

Remoção de troncos de árvores não-nativas ocorre nesta sexta e isola área entre CDS e Fundos do RU

Na manhã desta sexta, 06 de abril, ocorre a remoção dos troncos de eucalipto depositados nos fundos do Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade. As árvores foram retiradas como parte de ação de substituição de árvores exóticas não-nativas por espécies nativas, conforme divulgado pela Agecom, em 30 de janeiro e disponível aqui. Para a remoção dos troncos é necessário o isolamento da área de acesso aos fundos do RU. Continue a leitura>>.

Prodegesp lança cartilha sobre licenças para tratamento de saúde

Neste mês de abril iniciou a campanha da Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS/DAS/PRODEGESP), que tem o objetivo de reforçar o procedimento realizado na entrega dos atestados médicos dos servidores da UFSC e de seus familiares. Informações: acesse o site.

Ciclo de Conferências Sobre os Clássicos da Filosofia

O Curso de Graduação em Filosofia promove o Ciclo de Conferências “Nos Ombros de Gigantes: Por Que Ler os Clássicos” a ser realizado às sextas-feiras, às 14h30,  de 6 de abril a 30 de novembro de 2018. Haverá emissão de certificado de atividade de extensão exclusivamente àqueles que frequentarem, pelo menos, 75% do ciclo (20 das 26 conferências). Mais Informações.

Aula inaugural do PPGEAN

O Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais promove a Aula Inaugural “Blade Runner 2049 Catarinense: os agricultores conseguirão se adaptar às mudanças climáticas?”, com o professor Sandro Luis Schlindwein. A aula acontece no dia 06 de abril, às 13h30, no auditório do Centro de Ciências Rurais – Campus de Curitibanos. Mais informações.

Conferência Fascismo e viradas autoritárias

A conferência “Conferência Fascismo e viradas autoritárias”, com o professor Gianni Fresu, da Universidade Federal de Uberlândia, acontece no dia 05 de abril, às 19h, no Auditório do CFH. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos Pesquisas Antonio Gramsci  (CNPq/UFSC), do Núcleo de Estudos do Materialismo Histórico e Geográfico (GCN/UFSC) e da Internacional Gramsci Society – Brasil. Mais informações.

Grupo de Apoio para Fumantes que desejam parar de fumar abre inscrições

O Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi) da UFSC abre as inscrições para o Grupo de Apoio para Fumantes, que desejam parar de fumar. Os encontros serão supervisionados por uma psicóloga e o grupo contará com técnicas de psicoterapia cognitivo-comportamental que auxiliem na aquisição e manutenção da cessação do tabagismo. Informações por e-mail ou pelo telefone (48) 3721-9402.

Professor da UFSC leva experiência de taxonomia a alunos de escola municipal de Florianópolis

Uma iniciativa do professor Luiz Carlos de Pinho, do Departamento de Ecologia e Zoologia em conjunto com a Escola Básica Municipal de Florianópolis, Adotiva Liberato Valentim, foi parar na Zootaxa. É que a unidade educacional foi homenageada com o nome de um inseto descoberto na Amazônia pelo professor. No periódico, Pinho relata todo o caminho percorrido: da descoberta até o batismo do animal: “Aedokritus adotivae”. Continue a leitura » ».

Ampliação do horário de atendimento da Propesq

Desde o dia 02 de Abril, a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) ampliou seu horário de atendimento, que passou a ser das 7h às 19h, de segunda a sexta, conforme Portaria Normativa nº. 116/2018/GR, nas unidades localizadas na Reitoria 2 (Ed. Santa Clara), no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) e no Laboratório Central de Biologia Molecular Estrutural (CEBIME). Mais informações no e-mail: .

Sessão Especial do projeto de Extensão Filmes de Economia

Nessa quinta-feira, dia 05 de abril, o projeto de extensão “Filmes de Economia” apresenta trechos do filme “A qualquer Custo”. A exibição acontece às 18h30 min, no Auditório do CSE. Após a exibição haverá comentários da professora Patricia Arienti, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, e do professor visitante Gus Cochran. Mais informações no facebook.

Cine Paredão apresenta filme Mudbound, de Dee Rees

A partir das 19h desta sexta, 6 de abril, será exibido no gramado ao lado do auditório do Centro de Ciências da Educação (CED) o filme Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi, de Dee Rees. O filme é baseado no livro homônimo de Hillary Jordan e retrata saga sobre duas famílias norte-americanas, durante e após a Segunda Guerra. Informações no facebook.

Seminário “Histórias Possíveis”

Ocorre nessa sexta-feira, dia 06 de Abril, mais uma edição do Seminário “Histórias Possíveis”. Nessa edição, quem apresenta o seminário é a pós-doutoranda Juliana Sayuri, com o tema Imprensa, intelectuais e história: Le Monde Diplomatique e Oriente Médio. A apresentação acontece às 16h, no auditório novo, Bloco E do CFH. Mais informações no e-mail: .

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.