Curso de Oceanografia da UFSC comemora 10 anos com mesa-redonda

05/04/2018 12:21

Formandos da primeira turma de Oceanografia da UFSC. Foto: José Lucas Caetano.

O curso de graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora, neste ano, 10 anos desde o ingresso da primeira turma de calouros. Embora a implantação oficial do curso tenha ocorrido no ano de 2017, foi em 31 de março de 2008 que ocorreu a aula inaugural para recepção da primeira turma de calouros.

Para celebrar a data, a Coordenação do Curso promove, no dia 9 de abril, segunda-feira, a partir das 9h, a mesa-redonda “10 Anos da Oceanografia da UFSC: Passado, Presente e Perspectivas Futuras”. O evento acontece no Auditório do EFI, no campus UFSC Trindade.

Histórico

O ingresso, em 2008, da primeira turma de Oceanografia possibilitou a estruturação e integração de um grupo de pesquisadores em Ciências do Mar na UFSC que, com o passar dos anos, foi se consolidando como centro de produção e transmissão de saber neste campo do conhecimento. Antes da criação do curso, o grupo denominado MarUFSC desenvolvia um conjunto de atividades, entre 2003 e 2005. O grupo integrava professores e técnicos da UFSC que atuavam em assuntos relacionados ao mar.

O MarUFSC era formado por cerca de 50 professores e servidores técnico-administrativos e fomentou a realização de oficinas nas quais os docentes da UFSC envolvidos com investigações relacionadas ao ambiente marinho tiveram a oportunidade de trocar experiências e divulgar suas pesquisas. Das reuniões realizadas surgiu o embrião do que seria a proposição da criação de um curso de graduação em Oceanografia, cujo projeto pedagógico foi construído por uma comissão interdepartamental nomeada pela reitoria em julho de 2006. Participaram desta comissão representantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH),  Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro Tecnológico (CTC), tendo o curso ficando alocado inicialmente no CFH. A primeira turma de oceanógrafos formados pela UFSC concluiu o curso em 2012.

Com o crescimento do curso, a ampliação da infraestrutura instrumental e contratação de novos docentes, foi proposta a criação de um programa de  Pós Graduação em Oceanografia, cujo mestrado iniciou-se em 2015. Posteriormente foi criada a Coordenadoria Especial de Oceanografia (OCN), com status de departamento, vinculada ao CFM.

Mais informações:
Site do Curso de Graduação em Oceanografia