Seminário Histórias Possíveis: Os franciscanos no Brasil colonial

23/04/2018 18:14

Na sua terceira edição deste ano o Seminário História Possíveis: conexões recebe o professor Peter Johann Mainka, da Universität Würzburg e professor visitante do Programa de Pós-graduação em História (PPGH/CFH/UFSC), para apresentar o seu projeto de pesquisa intitulado “Os franciscanos no Brasil colonial (1585-1822)“.

O expositor argumenta que na historiografia sobre o Brasil colonial, a Ordem de São Francisco esteve por muito tempo nas sombras da Companhia de Jesus. No entanto, nos últimos anos o tema dos franciscanos começou a despertar novas atividades de pesquisa histórica. Assim, a apresentação informará sobre este projeto de pesquisa em andamento: as reflexões iniciais, a base de fontes, as perspectivas de pesquisa e alguns resultados já obtidos.

O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, com encontros mensais de professores/as e alunos/as, com mesas organizadas em torno da apresentação e debates de pesquisas, buscando fomentar abordagens inovadoras, estimular o exercício da crítica acadêmica, ampliar o diálogo entre linhas de pesquisa e divulgar os trabalhos realizados na pós-graduação.

Serviço

O que: Seminário Histórias Possíveis, com o professor Peter J. Mainka.

Quando: 04 de maio, a partir das 16h

Onde: Auditório do CFH