UFSC distribui ‘Selos da Diversidade’

16/03/2018 16:21

Espalhar pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) selos que identifiquem pessoas que possam acolher, conversar ou mesmo buscar ajuda para uma série de questões de gênero é o objetivo principal de uma ação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad). Chamados de “Selos da Diversidade” essas identificações começam a ser distribuídas na Saad a partir desta semana.

Segundo a secretária da Saad, Francis Tourinho, “qualquer pessoa que deseje identificar-se com um ou mais selos pode utilizá-los para mostrar à comunidade universitária sua afinidade com os temas e colocar-se como uma referência no assunto”. Francis esclarece que não se trata de substituir o trabalho da Secretaria, e sim, que haja pessoas próximas que possam acolher as questões que a Saad acolhe. “Muitas vezes pessoas nos procuram apenas para conversar, e vem um aluno lá de longe nos procurar quando às vezes alguém próximo a ele poderia ouvi-lo, acolhê-lo, até mesmo ajudá-lo”, informa.

Adotar um ou mais selos representa que o estudante ou servidor docente ou técnico-administrativo em Educação atua e defende a causa da diversidade nas frentes: Gênero e Violência; Raça ou Etnia; Inclusão Digital; Acessibilidade; Equidade.

Conheça os Selos da Diversidade

Selo Catavento
Faz referência ao respeito às diversidades e a luta contra a violência contra as mulheres e a LGTBFobia na UFSC. A pauta é foco da Coordenaria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGen), da Saad. A escolha do catavento está relacionada à simbologia do movimento. As diferentes cores representam a diversidade sexual humana: o círculo rosa e azul que repousa sobre um fundo branco representa a transexualidade; o rostinho no centro do catavento representa a pessoa humana e o coração traduz a amorosidade e o respeito que se deve buscar nas relações humanas.

Selo Global/Etnia
Criado pela Coordenadoria de Relações Étnico-raciais (Crer), simboliza um espaço no qual as diversas raças e etnias estão abraçadas, representando a diversidade acadêmica e o respeito a cada pessoa na produção de uma universidade orgulhosamente harmônica e para todos. Quem a utilizar estará demonstrando apoio e resistência contra o preconceito, o racismo e as discriminações relativas à raça e etnia!

Selo Equidade
Representativo da Coordenadoria de Ações de Equidade (Caeq), corresponde ao foco das ações da equidade, de reconhecer e colocar em prática os direitos de igualdade, justiça e ampliação de possibilidades de acesso a todos. O símbolo da igualdade, no centro do selo, demonstra a busca pela equidade em todos os espaços e locais. Ao adotar o selo, a pessoa será uma referência nas questões envolvendo as políticas e processos de inclusão e permanência na UFSC.

Selo I-Digital
Faz alusão ao acesso e à inclusão digital à comunidade da UFSC, especificamente voltado para a missão da Coordenadoria de Inclusão Digital (Coid) que é: facilitar a vida cotidiana do acadêmico ao proporcionar condições e estrutura acessíveis as tecnologias da informação, num ambiente inclusivo. A representatividade deste selo será uma referência à acessibilidade digital e orientação aos alunos nesse quesito.

Selo Acessibilidade
A imagem cumpre um dos princípios estabelecidos pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), na promoção de uma cultura inclusiva em toda a UFSC, ao respeitar a singularidade e atuar na execução da política institucional de acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais da UFSC. Assim, o selo representará uma referência aos assuntos relacionados à acessibilidade de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico.

Inspiração

A ideia para a iniciativa partiu da troca de experiências entre a Saad e o diretor da unidade de Apoio à Diversidade e Inclusão da Universidad Complutense de Madrid (UCM), José Ignacio Pichardo Galán, que esteve na UFSC durante o 13º Mundo de Mulheres, em agosto de 2017.

Os selos são parte de um projeto da UCM que identifica membros da comunidade universitária que apoiam e podem ser escuta para as questões de diversidade e inclusão.

Mais informações:
Site da Campanha
Site da Saad

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: BadgeCoordenadoria de Acessibilidade EducacionalCoordenadoria de Inclusão DigitalCoordenaria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de GêneroEquidadeRelações étnico-raciaisSaadsecretaria de ações afirmativas e diversidadesSeloSelos da DiversidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina