Seminário aberto ao público ‘Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã’

12/03/2018 15:13

O I Seminário Internacional “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã” será realizado entre os dias 26 e 29 de março, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da UFSC, com o tema educação em direitos humanos, a partir da perspectiva da ética hacker – que se baseia nos princípios da colaboração, compartilhamento, descentralização e de preocupação com um mundo melhor.

O evento tem os seguintes destaques, todos abertos ao público:

– Conferência com Nelson Pretto (Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação), dia 26 de março, às 9h

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pretto é um dos expoentes nacionais nas reflexões por uma educação orientada por práticas colaborativas e de uma ciência aberta e cidadã.

 

– Mesa redonda 1: Os desafios da escola na educação aberta, dia 27 de março, às 9h

Antonio Bartolomé (UB/Espanha)

Josalba Ramalho Vieira (Colégio Aplicação/UFSC)

Cristina Kavalkievicz (Sec. Municipal de Educação, Lauro de Freitas/BA)

Moderador: Nelson Pretto (UFBA)

 

– Mesa-redonda 2: Direitos Humanos e formação para a cidadania, dia 28 de março, às 9h

Fábio Goveia (UFES)

Fernanda Lapa (IDDH/Univille)

Marianita Pereira (Sec. Municipal de Educação, Joinville/SC)

Moderadora: Andrea Lapa (UFSC)

 

– Conferência internacional com Antonio Bartolomé (Universidade de Barcelona): Blockchains para una Educación Abierta: ¿Oportunidad o Amenaza?”, dia 28 de março, às 19h

Professor titular da Universidade de Barcelona (desde 1988). Catedrático de Universidade (Aneca, 2010) de Investigação avançada. Diretor do Instituto de Investigação em Educação da Universidade de Barcelona (desde 2016).

Sobre o Seminário

O Seminário articula direitos humanos e cultura colaborativa para refletir sobre os desafios e possibilidades que se apresentam para a educação na conjuntura da cultura digital.

O evento é uma ação multidisciplinar, nacional e internacional, que contempla reflexões sobre Escola hacker/educação hacker; educação para a cidadania e direitos humanos na cultura digital; formação de Professores; políticas públicas em educação e institucionalização (da educação hacker em DH); e uso e desenvolvimento de Ferramentas digitais da educação hacker.

A proposta deste seminário é, a partir de uma perspectiva crítica, constituir um espaço para debates e trocas de experiência, de diálogo acerca de espaços inovadores para a formação cidadã, assim como, discutir  políticas públicas de combate às desigualdades produzidas e reproduzidas, principalmente no sistema educacional.

O encontro dos especialistas que irão compor a programação do evento fundará as bases para um projeto de investigação, a ser desenvolvido pelos próximos três anos, que tem por objetivo a aproximação universidade-escola para problematizar os desafios da educação na atualidade e encontrar, na integração de TIC e em uma ação de residência docente em escolas, um novo paradigma para a educação contemporânea.

Realização: UFSC e UFBA

Apoio: Fapesc e CNPq

Mais informações: escolamundo.ufsc.br/evento