Revista ‘A Contemporânea’ divulga oitava edição

27/03/2018 17:33

A Revista A Contemporânea, organizada pelo Núcleo de Estudos Educação e Sociedade Contemporânea, divulga sua oitava edição, disponível aqui. O editorial da revista eletrônica é divulgado abaixo e as demais edições podem ser acessadas neste link.

Editorial

O presente número da Contemporânea é especial. Especial porque traz uma homenagem ao professor Selvino José Assmann, que como colega e amigo foi marcante na vida intelectual (e também pessoal) de nosso grupo de pesquisa e de muitos de seus membros. O professor-filósofo (ou seria o filósofo-professor?) brindou-nos com sua alegria, erudição e pensamento crítico. A ele dedicamos esta edição e o saudamos, notadamente, nos três primeiros textos que falam de experiências distintas de seus autores – Vinícius Vicenzi, Raumar Gimenez e Ivan Gomes – com Selvino, um Mestre de todos nós.

 Na sequência temos os trabalhos de Argus Morais e de Wagner Camargo discutindo, cada um a seu modo, questões que tocam a política contemporânea, mais especificamente aquelas ligadas à intolerância e ao totalitarismo. Em seguida os trabalhos sobre arte, ambos assinados em parceria. O primeiro de Renato de Barros Pinto e Alexandre Fernandez Vaz, uma leitura das esquinas estéticas e políticas do Tropicalismo, o segundo, de Antonio Brasil e Nayara Batschke, a respeito da 67ª Berlinale, o Festival de Cinema de Berlim, do ano passado. Encerramos com um ensaio de memória esportiva, de Danielle Torri, sobre o vigésimo ano da primeira vitória de Guga Kuerten em Roland Garros, e com relato de Eduardo Galak sobre Cuba, que terá continuidade no próximo número.

Na próxima edição da Contemporânea teremos um pequeno dossiê sobre o lugar de fala.