Projeto 12:30 abre o ano com show da banda Calafate nesta quarta-feira

05/03/2018 07:55

A banda Calafate volta a se apresentar no palco do Projeto 12:30, abrindo a programação deste ano. Influenciados pela black music e por outros movimentos, a banda se apresenta com músicas autorais e também com releituras de artistas como Bob Marley, Jimi Hendrix, Chico Science, entre outros. O show, gratuito e aberto à comunidade, ocorre nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

A banda

No primeiro semestre de 2015, dois músicos começam a morar juntos em uma casa no bairro do Pantanal, na rua do Calafate. A partir de encontros informais com outros amigos nas Jam Sessions, nasce a banda. Guiados pelo groove da Black Music, a banda vem construindo uma identidade musical com inspiração em blues, funk, reggae, jazz, samba, rock, maracatu e capoeira. Em 2016 o Calafate realizou uma turnê pela Argentina, adquirindo experiência na estrada e no cenário musical.

Os integrantes

André Poletto

Atual guitarrista do Calafate, André Polleto tem sua base no rock’n’nroll, principalmente em artistas como Led Zeppelin, Pink Floyd e Gran Funk Railroad. Quando conheceu os integrantes da banda, passou a desenvolver o gosto pelo reggae e pelo blues. É também grande fã dos ritmos africanos. Na música brasileira, é admirador de artistas como Tim Maia, Novos Baianos, Adoniram Barbosa, Alceu Valença, Zé Ramalho, entre outros.

Christiano Poletto

No teclado e no vocal, Christiano Polleto tem no seu estilo musical características do jazz, do reggae, do rock, além do ritmo latino do maracatu. Inspirado em artistas como Tim Maia, Bob Marley, Led Zeppelin, a orquestra argentina La Sasasa, entre outros, o músico procura absorver ensinamentos de cada um dos diferentes estilos musicais.

Cristhian Limbacher

Baterista, Cristhian tem sua raiz musical no ritmo pesado do punk rock. Logo migrou para a cadência suave do reggae music, se espelhando em artistas nacionais e internacionais como Ponto de Equilíbrio, Mato Seco, The Congos, Groundation e Bob Marley. Ao conhecer a banda Calafate, o baterista passa a fazer parte do intercâmbio musical com os integrantes, conhecendo e assumindo novos gêneros musicais como o funk, o soul, entre outros.

Jorge

Saxofonista, Jorge traz para a banda a arte dos instrumentos de sopro. Inicialmente influenciado pelo reggae, o jazz e o blues, através de artistas como Bob Marley, The Congos, ZZ Top e Jeff Cofins, com a entrada do saxofonista na banda Calafate, o funk norte-americano também passa a fazer parte do repertório de inspirações do músico.

Luigi

Baixista da Calafate, o músico foi influenciando por vários artistas como Novos Baianos, Tim Maia, Ponto de Equilíbrio, Dazaranha e outros. Internacionalmente, Stevie Wonder, Funkadelic, Sublime e Bob Marley, são alguns dos artistas que compõem o eclético repertório musical do baixista. Além de músicas tradicionais, também tem influência nas músicas folclóricas da região serrana.

Matheus

Compondo algumas letras e harmonias para as músicas da Calafate, o guitarrista e vocalista é um dos responsáveis pelo encaminhamento da banda na cena autoral. As influências do músico, que também servem de base para suas composições, vão desde artistas como Raul Seixas, Cazuza e Jim Morrison, até o rap nacional de Sabotagem, Chico Science, Criolo e Racionais.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, na praça da cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-9447 ou 3721-3853, ou pelo e-mail .

Serviço

O quê: apresentação da Banda Calafate

Quando: dia 7 de março de 2018, quarta-feira, às 12h30

Onde: Projeto 12:30, ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

Contato:  (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 – – www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações da banda