DIVULGA UFSC – 06/03/2018 – Edição 1016

06/03/2018 09:30

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 06/03/2018 – Edição 1016

Um projeto de vanguarda para as novas instalações da UFSC Joinville

Nesta segunda-feira, 5 de março, foi inaugurado o novo campus de Joinville, em cerimônia que teve a participação do reitor Ubaldo Balthazar, a direção do campus, alunos e servidores, e representantes da comunidade local. Continue a leitura »»

Secretaria de Relações Internacionais elabora cartilha para calouros

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) elaborou um documento contendo as oportunidades internacionais direcionadas aos alunos da UFSC e como se preparar para elas. Acesse a cartilha aqui.

Evento sobre oportunidades de pesquisa e pós-graduação na Europa

Nesta quarta-feira, 7 de março, membros da Delegação da União Europeia no Brasil e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) visitam a UFSC para a sessão informativa “Fomentos europeus para mobilidade de pesquisadores”. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Universitária, a partir das 14 horas. Continue a leitura »»

‘Uma visão cética do Mundo: Porchat e a Filosofia’ é tema de aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promovem a aula inaugural “Uma visão cética do Mundo: Porchat e a Filosofia”, com o professor Plínio Junqueira Smith (Unifesp), que também lançará um livro sobre o tema. O evento será dia 7 de março, às 18h30, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). Mais informações no site fil.cfh.ufsc.br.

Palestra sobre Sexto Empírico e as Téchnai ocorre nesta quarta

A palestra “Sexto Empírico e as Téchnai”, ministrada pelo professor Rodrigo Pinto de Brito (UFS), ocorre nesta quarta-feira, 7 de março, às 14h20, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Mais informações no site fil.cfh.ufsc.br.

Seleção de alunos para voleibol

O projeto de treinamento de voleibol masculino da UFSC promoverá uma seletiva com os alunos interessados em participar da equipe, dias 7 de março, às 19h20, e 9 de março, às 18h30, no Ginásio 3 do CDS. A participação será exclusiva para alunos de graduação e pós-graduação da UFSC. mais informações pelo e-mail dalpupo@gmail.com.

Pesquisadores recrutam voluntários para estudo com exercício físico supervisionado

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Gepefid) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) desenvolve um estudo que abrange a prática de exercícios físicos supervisionados em adultos que estejam acima do peso (IMC maior ou igual a 30kg/m²). Mais informações pelo e-mail projetomovmais@gmail.com.

Laboratório de Doenças Crônicas seleciona voluntários para teste de alimentação e atividades

O Laboratório de Investigação de Doenças Crônicas (Lidoc) realiza pesquisa para analisar a relação entre alimentação, inflamação, gordura corporal, sono e atividade física. O objetivo é mobilizar alunos, professores e servidores da universidade para que sejam participantes voluntários. Continue a leitura »»

Professores da UFSC são co-autores de livro sobre mudanças climáticas

A obra “Mudanças Climáticas – um olhar interdisciplinar” reúne as contribuições e os resultados científicos obtidos durante os oito anos de vigência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas. Os professores da UFSC, Paulo Antunes Horta Junior e Antonio Henrique Klein, foram co-autores do livro. Continue a leitura »»

Curso Pré-vestibular Gauss seleciona professores voluntários

O Gauss Pré-vestibular é um projeto do PET Matemática destinado aos alunos do ensino público que ainda não ingressaram em uma faculdade. A participação no projeto é gratuita. Inscrições no formulário. Mais informações pelo telefone (48) 3721-4595 ou pelo e-mail gausscontato@gmail.com.

Ciclo de Debates “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”

O CFH promove, ao longo do semestre letivo, o Ciclo de Debates “O Golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”, uma resposta da comunidade acadêmica do Centro às recentes ameaças aos princípios da liberdade de pensamento, à autonomia das Universidades e à soberania da cátedra. A atividade soma-se às iniciativas de diversas Universidades em apoio ao professor Luis Felipe Miguel (UnB), que recentemente foi alvo de ameaças e de censura em razão da oferta de uma disciplina sobre o tema. Mais informações no site do CFH.

UFSC recebe curso de modelagem Delft 3D nos dias 7 e 8

O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES), da UFSC Araranguá, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) promove, nos dias 7 e 8 de março, na sala C05 do CFM, do campus Florianópolis, o curso Delft3D. Será ministrado em inglês, pelo professor Arnold van Rooijen, da University of Western (Australia). Confira a programação.

Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental

A Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária e Ambiental (SAESA) ocorrerá entre os dias 7 e 9 de março. O evento é gratuito e aberto a todos os cursos e as inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações no Facebook.

Projeto 12:30 abre o ano com show da banda Calafate nesta quarta-feira

A banda Calafate volta a se apresentar no palco do Projeto 12:30, abrindo a programação deste ano. Influenciados pela black music e por outros movimentos, a banda se apresenta com músicas autorais e também com releituras de artistas como Bob Marley, Jimi Hendrix, Chico Science, entre outros. O show, gratuito e aberto à comunidade, ocorre nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Continue a leitura »»

Semana Acadêmica de Letras da UFSC recebe inscrições para trabalhos

Estão abertas as inscrições para participação na XII Semana Acadêmica de Letras da UFSC, que ocorre de 11 a 15 de junho, e terá como tema Língua, Literatura, Tradução: pluralidades. As orientações e normas para inscrição de minicursos, oficinas, comunicações orais, banners, lançamento de livros e atividades culturais estão disponíveis no site do evento. O prazo para envio de propostas é até 30 de março. Mais informações no site semanadeletras.cce.ufsc.br ou pela página facebook.com/semanadeletrasUFSC.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSC