Aula inaugural do PPGEAN abordará adaptação às mudanças climáticas

14/03/2018 13:02

Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) realiza no dia 6 de abril, sexta-feira, a partir das 13h30, no Auditório do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Curitibanos, a aula inaugural das atividades da turma de novos estudantes 2018/1. A aula Blade Runner 2049 Catarinense: os agricultores conseguirão se adaptar às mudanças climáticas? será ministrada pelo professor titula da UFSC Sandro Luis Schlindwein. Sandro atua nas seguintes áreas: adaptação à mudança climática, dinâmica de sistemas social-ecológicos e a adoção de pensamento sistêmico-cibernético para lidar com situações de complexidade.

Sandro explorará as causas e as consequências das mudanças climáticas para o nível catarinense, a influência disso na agricultura e vice-versa, com vistas a debater a forte relação da agricultura com as mudanças climáticas. Diante da proposta do Programa, o tema da palestra vai ao encontro da contribuição da ciência para buscar a resiliência às mudanças climáticas.

Ao relacionar as artes, como a literatura, a pintura e o cinema com a temática, busca-se despertar o interesse do público para o assunto e quebrar barreiras, isso porque Blade Runner 2049 traz aspectos e consequências das mudanças climáticas nos locais em que o filme ocorre.

O quê: Aula Inaugural PPGEAN

Quando: 6 de abril, sexta-feira