UFSC recebe 152 intercambistas de 20 países neste semestre

26/02/2018 09:30

Intercambistas na Universidade. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recepcionou, na manhã de sexta-feira, 23 de fevereiro, 152 alunos de 20 países diferentes, por meio dos programas Incoming, Bracol, Bramex, AUGM e Leiden. Os estudantes foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, o secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, a responsável pelo recebimento dos estudantes internacionais por meio de convênios bilaterais, Natália Roth, e a chefe do setor dos Programas de Mobilidade do Governo Federal na UFSC, Juliana FerreiraO programa Incoming recebe estudantes de instituições conveniadas com a UFSC por acordos bilaterais, sem o pagamento de bolsas. Os demais são programas dos quais a UFSC faz parte, recebendo e enviando estudantes, e incluem auxílio financeiro.

Gráfico dos alunos de intercâmbio 2018.1

Rogério Cid Bastos deu boas-vindas aos novos estudantes da universidade e disse estar honrado com a presença de tantos alunos de diversos países em uma das melhores universidades do país. “É importante essa troca de aprendizado e conhecimento. Isso que acontece aqui é a união de povos e assim acontece o respeito e a diversidade, dividindo opiniões e conversas, pois essa é a base para a fraternidade universal”, completa.

A intercambista alemã, Mira Buss, está pela primeira vez no Brasil e disse que está animada, “pois o povo do Brasil é muito alegre e sei que vou aprender muito aqui”.

Secretário de Relações Internacionais recepciona os alunos. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC

Juliana Ferreira explicou que os intercambistas ficam entre um e dois semestres na UFSC, já outros alunos, através de uma ação diplomática com os países da África, América Latina e Caribe, fazem a graduação completa. “O Brasil formou os primeiros engenheiros de pesca de Guiné Bissau e a economia deste país é a pesca”, disse.

Os estudantes que não estavam no gráfico não são intercambistas, são alunos regulares da UFSC que fazem a graduação completa. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) existe desde de 1965, e desde 2013 é regido pelo Decreto nº 7.948. É coordenado pelo MEC e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em conjunto com as IES brasileiras.

Hoje a UFSC tem estudantes de 27 países. Em 2018.1 receberam novos estudantes dos seguintes países:

Haiti
Honduras