UFSC na mídia: Convênio com a Polícia Militar viabiliza criação de cavalos em Indaial

23/02/2018 10:40

Um convênio firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Polícia Militar (PM) oportunizará a criação de cavalos em uma área de 80 hectares localizada no bairro Warnow, em Indaial, doada pelo Ministério da Agricultura à universidade. Em março de 2017, a UFSC noticiou a visita de uma comitiva ao local, liderada pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdman, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos em uma área que tem vocação para pecuária e agricultura, envolvendo o Centro de Ciências Agrárias (Campus Florianópolis) e o Centro de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos. Confira abaixo a reportagem realizada por Pancho sobre o assunto e veiculada dia 20 de fevereiro. Link AQUI.

Dez cavalos foram levados nos últimos dias para a nova coudelaria da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, em Indaial. A palavra é estranha, mas é assim que se chama o local onde os animais se reproduzem e são aperfeiçoados e treinados, neste caso, para o exercício do policiamento. Na próxima semana, éguas reprodutoras serão levadas ao local. Até o fim do ano, o espaço deve abrigar cerca de 30 animais. É um trabalho que requer tempo e paciência. Só depois de três anos e meio, em média, é que o cavalo está pronto para as atividades.

Animais serão criados em área de 80 hectares. (Foto: Bruna Laline Ramos/divulgação)

O primeiro objetivo da novidade é suprir a demanda reprimida que existe na corporação. Atualmente, a PM tem cerca de 140 animais em São José, Joinville, Lages, Chapecó, Criciúma e Caçador. Metade fica na cidade da Grande Florianópolis, que não tem mais espaço. É daí que vieram os animais que hoje estão em Indaial.

Segundo o tenente-coronel Marcos Besen, comandante do Regimento da Polícia Militar Montada, com sede em São José, seriam necessários mais 100 animais em todo o Estado para um serviço bem prestado. Eles podem ser comprados de criadores, mas Besen diz que o preço aumentou muito, principalmente depois da Copa do Mundo, quando se tornou obrigatório o uso da polícia montada nas cidades-sede.

Por isso, criar os próprios animais tem se mostrado a maneira mais eficiente de suprir essa necessidade. Além disso, no futuro há a possibilidade de a PM de Santa Catarina se tornar referência na criação de cavalos no Brasil e vender a produção a corporações de outros Estados.

Atuação específica

A Polícia Militar Montada atua em ocorrências bastante específicas. Em Blumenau, não há uma cavalaria, mas é comum vermos policiais a cavalo na época de Oktoberfest, por exemplo. Eventos em que há grande aglomeração popular são uma das situações que requerem policiamento desse tipo. Os animais também são úteis em ações de prevenção, de rotina. E são extremamente eficientes para o trabalho em manifestações populares, em que há necessidade de maior controle para a garantia da ordem.

Não há nada definido, mas a coudelaria em Indaial pode fazer com que uma cavalaria seja criada em Blumenau. Demanda certamente existe, principalmente pelo porte da cidade. A distância ajuda. Falta só a determinação do comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina.

Melhoramento genético

A nova unidade da Polícia Militar fica no bairro Warnow, em uma área de 250 mil metros quadrados que pertence à União e foi cedida à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um convênio da corporação com a universidade viabilizou a atividade.

No local, que fica junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), já funcionou um laboratório de melhoramento genético de bovinos. No futuro, a ideia é que a UFSC possa instalar um laboratório para melhoramento de equinos. Hoje, não há recursos para isso.

A raça mais usada no policiamento é a Brasileiro de Hipismo, inicialmente desenvolvida para a prática do esporte, mas que se mostrou extremamente eficiente nas atividades policiais. Com a melhoria genética é possível obter animais ainda mais qualificados.

Texto original em https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/policia-militar-comeca-a-criar-cavalos-em-indaial

Foto: Bruna Laline Ramos/divulgação.

Tags: convêncio UFSC e PMPMPolícia militarUFSCUFSC IndaialUFSC na mídiaWarnow