Restaurantes Universitários dos campi iniciam modernização de acesso

28/02/2018 13:35

Um novo sistema de compra de passes e acesso eletrônicos aos Restaurantes Universitários (RUs) da UFSC está em fase de implantação. A modernização já começou nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, no novo RU do campus Blumenau. O campus Joinville deverá adotar o novo acesso em 5 de março, também com um novo RU, e Araranguá que iniciará o acesso eletrônico ainda no mês de março. Nesses locais será possível comprar passes e acessar eletronicamente os RUs, com a carteirinha do usuário.

Após essa primeira etapa, serão incluídos os RUs de Curitibanos e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) em Florianópolis. O RU no campus Florianópolis, no bairro Trindade, ainda não tem previsão de implantação do acesso eletrônico, mas os usuários já podem comprar seus passes por meio do sistema automatizado e retirar os passes impressos na Secretaria do RU.

A intenção é gradativamente deixar de oferecer a compra de passes com moeda em espécie e aos poucos abandonar também o passe impresso. O sistema de automatização, desde o software até o aparelho de reconhecimento do cartão do RU na entrada do restaurante, foi desenvolvido pela própria UFSC, o que reduz o valor do projeto e isenta a instituição de taxas de manutenção, por exemplo, além da autonomia em eventuais ajustes.

“É uma tecnologia com 100% UFSC, com DNA próprio. Irá facilitar para o usuário dos restaurantes, tanto no acesso como na compra do passe. Foi desenvolvida pela SeTIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) e no LabSec (Laboratório de Segurança em Computação) pelo Professor Jean Everson Martina, além da participação de vários estudantes como bolsistas no projeto. Não haverá dependência tecnológica com empresas fornecedoras”, destaca o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique Barreto.

Os créditos são de uso pessoal e intransferível e cada usuário terá acesso uma vez em cada refeição. Aqueles que têm isenção não terão de realizar nenhum procedimento, pois os créditos referentes a almoço e jantar serão automaticamente inseridos, mês a mês, no período de vigência da isenção. Os usuários visitantes receberão cartões provisórios. Eventuais perdas de cartões não implicarão em perda de créditos, pois estes são registrados no sistema, não nos cartões de acesso.

Experiência bem-sucedida em novo Restaurante Universitário

Após três dias de funcionamento no campus de Blumenau, os usuários expressaram satisfação com o novo sistema. Na segunda-feira, 26 de fevereiro, início do semestre letivo, foram servidas 622 refeições (almoço e jantar), no Restaurante Universitário recém-inaugurado. O estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Ítalo Breno, avaliou positivamente a experiência: “logística e organização nota 10. O espaço é muito bom. Tive oportunidade de almoçar e jantar no local. O atendimento e a comida estavam excelentes. As pessoas que trabalham lá são muito educadas e atenciosas”, salientou.

O técnico-administrativo, Darlan Lingnau, diretamente envolvido com o processo de viabilização do novo sistema em Blumenau, destacou o trabalho conjunto de vários setores da Universidade. “Foram somados esforços da Administração do Campus Blumenau, Prae e SeTIC para fornecer o serviço com a maior qualidade, segurança e eficiência possível, o que resultou na implantação, de forma pioneira, do sistema eletrônico de passes”.

Os docentes que utilizam o RU também aprovaram. Para a professora Catia Rosana Lange de Aguiar, do curso de Engenharia Têxtil, o sistema tem funcionado muito bem, o que agiliza eventuais filas. “O RU da UFSC Blumenau foi uma agradável surpresa! De três dias nesta semana, já almocei lá os três! Atendimento cordial, ambiente limpo e organizado, alimentos muito bem elaborados e apresentados, sem falar que são saborosos”, afirmou.

Confira o passo-a-passo para a nova modalidade de compra de passes:

1º) De posse do cartão do RU, servidores TAEs e docentes, além dos estudantes já estarão inseridos no sistema. Quem ainda não emitiu a sua carteirinha deve procurar a Secretaria do RU no seu campus. Para comprar, acesse o site: http://passeru.ufsc.br, faça o seu login no sistema e clique na aba “Gerar GRU” (GRU é a sigla para Guia de Recolhimento da União).

2º) Na aba “Gerar GRU” indique a quantidade de passes a ser adquirida. Não haverá quantidade mínima ou máxima a ser adquirida.

3º) A partir da indicação da quantidade, o sistema gerará um boleto para pagamento a ser efetuado apenas no Banco do Brasil. Não é possível pagar esse documento em outro banco. Clientes do Banco do Brasil conseguem pagar o boleto diretamente pela internet.

4º) A partir do pagamento da GRU o sistema gerará os créditos correspondentes que serão informados eletronicamente diretamente ao cartão de identificação. A compensação dos créditos deve acontecer em até 48 horas. Para evitar transtornos com o tempo de compensação, o usuário dos RUs que possuem acesso eletrônico terá disponível um crédito de 20 refeições (10 almoços ou 10 jantares) automaticamente.

Em caso de dúvidas, consulte as Perguntas Frequentes, ou procure a Secretaria do Restaurante Universitário do seu campus.

RU Araranguá

RU Blumenau

RU Curitibanos

RU Joinvile

RU Florianópolis/Trindade

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista da Agecom/UFSC

Camila Collato
Agente de Comunicação/UFSC Blumenau

Fotos: Darlan Lingnau e Rosane Campa/UFSC Blumenau

Recursos gráficos: Leonardo Reynaldo/Programador Visual da Agecom/UFSC

 

**Esta matéria foi possível graças à colaboração entre profissionais da Agecom e dos campi da UFSC. O projeto Agentes de Comunicação é uma iniciativa que coloca, em cada unidade da UFSC, um Agente Comunicador para fazer com que as notícias saiam dos setores e cheguem a toda a comunidade universitária. ***