Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas divulga boletim informativo

20/02/2018 11:03

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece cursos, vaga de bolsista e participa de eventos, projetos e informam as principais atividades realizadas pelo programa. No primeiro semestre de 2018, o programa oferece um curso em língua inglesa, que visa prioritariamente estudantes estrangeiros, mas é aberto aos doutorandos do PPGICH e de outros cursos. O curso será as quartas-feiras, às 18h30, entre os meses de abril e junho.

Editais PNPD
Está aberta as inscrições para a seleção de bolsista pós-doutoral no PPGICH que atuará junto ao projeto “Feminismos globais e locais”, Área de Concentração em Estudos de Gênero em articulação com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG). As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro através dos e-mails: ppgich@contato.ufsc.br e estudosdegenero@gmail.com.

Também encontram-se abertas as inscrições para a seleção de bolsista pós doutoral no PPGICH para atuar junto ao projeto “Transformações globais no acesso à alimentos sustentáveis, da área de concentração em Sociedade e Meio Ambiente. As inscrições devem ser feitas através do e-mail ppgich@contato.ufsc.br, no período de 14 de fevereiro a 7 de março.

Mais informações nos editais.

Reunião PRINT

Professoras Andrea Zanella, Carmen Rial e Mara Lago. Foto: Divulgação

O PPGICH participará de três projetos no edital CAPES/UFSC de internacionalização da Universidade: lidera o projeto “Práticas Culturais e Direitos Humanos: violências, gênero, diversidades” e integra os projetos “Recurso Água, Efluentes e Resíduos Sólidos Urbanos, Energia de Biomassa: Ciência, Tecnologia e Inovação para Cidades Inteligentes e Ambientalmente Sustentáveis” e o Projeto Nexus – Água, energia e alimento – Sustentabilidade na comunidade internacional. A elaboração do projeto apresentado pela área de EGE ocupou muitas horas, tendo a participação presencial das professoras Andrea Zanella, Carmen Rial, Mara Lago e à distância das professoras Cristina S. Wolff, Joana Pedro e Miriam Grossi.

Retorno de Sanduíche

A doutoranda Liane Keitel, orientanda pela professora Marta Verdi, retornou do sanduíche realizado na Universitá degli Studi di Torino, Itália, sob orientação do professor Mário Cardano. Durante o sanduíche, teve uma experiência de formação também com Cristina Contini, fundadora da Associação “Sentire le você”, que desenvolve projeto de desmedicalização e despatologização do fato de ouvir, ver, sentir vozes. Ouvir vozes é um dos principais sintomas considerados para o diagnóstico da esquizofrenia pelo saber psiquiátrico tradicional, e que geralmente se encaminha para a cronicidade. A abordagem reconhece ouvir vozes como um fato, uma capacidade, uma experiência de muitas pessoas, e é possível aprender a lidar com esse fenômeno, para que este não interferira negativamente em suas vidas.

Mais informações e destaques no informativo ou pelo site do PPGICH.

Tags: CEDCFHCFMPPGICHUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina