Professor dos EUA ministra disciplinas sobre as relações entre democracia, capitalismo e trabalho na era Trump

05/02/2018 13:18

Augustus Cochran irá ministrar duas disciplinas na UFSC. Foto: Divulgação/UFSC

Professor de ciência política no Agnes Scott College de Atlanta (EUA), Augustus Cochran,  será bolsista Fulbright junto ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC na UFSC no primeiro semestre de 2018. Além de suas atividades de pesquisa, o professor lecionará duas disciplinas neste semestre, uma para estudantes de graduação e outra para estudantes de pós-graduação. O professor Cochran é doutor em ciência política pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Seus principais temas de estudo são as relações entre democracia e capitalismo nos Estados Unidos e as organizações trabalhista e sindical.

Confira as ementas:

Disciplina para estudantes de graduação – Desenvolvimento Político e Evolução do Capitalismo nos Estados Unidos

CNM 7804- Tópicos Especiais Área Relações Internacionais – 2 créditos

Horário: quintas-feiras, 10:10-11:50, CSE-UFSC

Essa disciplina abordará a história do capitalismo e o desenvolvimento político dos Estados Unidos, desde suas origens até o governo Trump. Farão parte dos temas discutidos o quadro constitucional norte-americano e sua filosofia política, o nascimento das corporações econômicas nos primeiros governos pós-independência, new deal e fordismo, teoria da regulação, neoliberalismo, além do impacto do sistema capitalista consolidado em certos setores como, por exemplo, alimentação, saúde, clima, educação e transporte. A disciplina será ministrada majoritariamente em português (e em inglês em menor medida).

Mais informações sobre matrícula na Secretaria dos cursos de graduação do CSE-UFSC, telefone 37216785, email relacoesinternacionais@contato.ufsc.br, site ri.ufsc.br

Disciplina para graduados ou pós-graduandos – Corporações, Mídia e Democracia

REI 410027 – Tópicos em Política Internacional Contemporânea – 4 créditos

Horário: quartas-feiras, 9:00-12:45, PPGRI-CSE-UFSC

O presidente norte-americano Rutherford Hayes afirmou em 1887: “Este não é mais um governo das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas. É um governo das empresas, pelas empresas e para as empresas”. Essa disciplina abordará a formação, a consolidação e as características das corporações econômicas no capitalismo contemporâneo. Serão trabalhadas a estrutura das empresas, as teorias políticas e econômicas que procuram explica-las e sua relação com o sistema democrático, a liberdade de imprensa, a desigualdade social e os problemas ambientais. A disciplina será ministrada majoritariamente em português (e em inglês em menor medida).

Mais informações sobre matrícula na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, telefone 37216789, email ppgri@contato.ufsc.br, site ppgri.ufsc.br

Tags: relações internacionaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina