Pesquisador espanhol ministra minicurso sobre ética aplicada e palestra sobre ética animal

20/02/2018 16:29

Livro publicado pelo professor Oscar Horta.

“Por que a defesa dos animais é uma questão de justiça: expandindo as fronteiras da ética” é o tema da palestra que será ministrada pelo professor espanhol Oscar Horta Álvarez no dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 14h. O pesquisador estará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na próxima semana para participar de atividades promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil). Além da palestra, ele também irá oferecer um minicurso sobre “Problemas atuais da ética aplicada” e será membro de duas bancas de defesa de doutorado. Todas as atividades ocorrem no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH – 3º andar, bloco de salas de aula).

O pesquisador é professor da faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e já publicou diversos trabalhos na área de ética aplica e ética animal. Sua palestra abordará os principais argumentos utilizados no campo da ética animal, favoráveis e contrários à consideração moral plena dos animais. O pesquisador também irá discorrer sobre o surgimento da ética animal enquanto campo de estudo acadêmico e enquanto movimento social, e as interações entre ambos.

O minicurso ocorre nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 10h às 12h. Cada dia será dedicado a um tema: “Introdução à teoria do valor e à ética aplicada”; “Filosofia da considerabilidade moral” e “Ética de populações”. A palestra e o minicurso são abertos a todos e não é necessário fazer inscrição prévia.

A programação completa está disponível aqui.

Alguns dos trabalhos publicados pelo professor Oscar Horta estão disponíveis aqui.

Mais informações na página do PPGFil, pelo e-mail  ou pelos telefones: (48) 3721-8803 | (48) 3721.2929.