Laboratório de Estudos de Gênero e História promove evento sobre ‘Feminismo e democracia’

19/02/2018 17:34

O Laboratório de Estudos de Gênero e História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEGH/UFSC) promove a terceira edição das Jornadas do LEGH, nos dias 20 e 21 de março. Um dos objetivos do evento é discutir a presença das mulheres nos movimentos sociais e, principalmente, nos espaços de poder. “Nos últimos anos temos presenciado, de um lado, um movimento conservador que pretende excluir os direitos das mulheres e das minorias em geral e, de outro, aquilo que tem sido chamado de ‘Primavera das Mulheres’, ou seja, a presença de mulheres nas ruas, mas também em diferentes lugares e, inclusive, nos espaços virtuais”, explica a professora Joana Maria Pedro, uma das organizadoras do evento.

O LEGH incentiva o debate sobre temas como assédio sexual, marcha das mulheres em nível internacional, além das reivindicações LGBTQIA. As Jornadas do LEGH será um espaço de reflexão sobre como a academia tem abordado esses temas, e como pode contribuir para aprofundar os debates.  Na programação, estão previstas conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e mostra de fotografia. É possível fazer inscrição gratuita como ouvinte durante o evento.

Além do público local e nacional — como Ceará, Bahia, Paraná e Mato Grosso —, também participarão do evento pesquisadoras da Argentina, Chile e Uruguai, o que facilitará a aproximação entre diferentes instituições para  a articulação entre feminismo e democracia no Cone Sul. A programação completa está disponível aqui.

Mais informações na página do evento ou no Facebook.