Estudantes da UFSC são convocados a participar de pesquisa nacional sobre o perfil do universitário

09/02/2018 12:13

Já está disponível para todos os estudantes de graduação presencial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a V Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando 2018, que está sendo realizada pelo Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes). O objetivo é conhecer a realidade dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em todo o Brasil para viabilizar políticas de assistência estudantil.

Todos os discentes da Universidade com vínculo em cursos presenciais, inclusive os calouros de 2018, devem preencher o questionário, que estará disponível à comunidade estudantil até junho de 2018. O levantamento é realizado por meio de um formulário online e para preenchê-lo o aluno deve inserir seu número de CPF e selecionar a UFSC entre as instituições cadastradas.

O pró-reitor de Assistência Estudantil (Prae) da UFSC, Pedro Manique Barreto explica que atualmente são 28.902 estudantes que compõem o universo da pesquisa e que, após o período de matrículas, cerca de 6 mil estudantes serão beneficiados com a Assistência Estudantil. Todos os estudantes beneficiados têm isenção no pagamento da taxa dos Restaurantes Universitários (RUs), em todos os campi da UFSC.

“A pesquisa, que tem sido realizada de quatro em quatro anos, tem como objetivo revelar o perfil socioeconômico dos discentes. Irá criar subsídios para a construção políticas públicas. Seus dados revelarão a constituição do corpo discente e ajudará muito na implementação de programas de assistência estudantil”, aponta o pró-reitor. “A pesquisa e o engajamento estudantil na participação é fundamental para, ao se ter o diagnóstico do perfil socioeconômico do estudante brasileiro, se possa planejar políticas públicas em defesa da Universidade pública, gratuita, de qualidade e, fundamentalmente, inclusiva”, aponta.

O levantamento é realizado pelo Fonaprace desde 1996. Os resultados da última edição da pesquisa, realizada em 2014, estão disponíveis no site da Andifes.

Participe!

Para participar, basta acessar ser graduando de cursos presenciais, acessar o site e preencher o formulário.