Curso de motores inicia nova turma de 19 a 23 de fevereiro

16/02/2018 12:10

Estão abertas as inscrições para nova turma do curso de Manutenção em Motores de Combustão Interna, de Automóveis e Estacionários que inicia-se nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, no Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis, bairro Trindade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Curso de Manutenção em Motores de Combustão Interna, de Automóveis e Estacionários
Data: 19, 20, 21, 22, 23 de fevereiro de 2018
Local: LabCET UFSC
Público-alvo*: Jovens (+14) e adultos
Valor: R$ 494,00, 25% de desconto à vista ou boleto bancário em três parcelas (inscrição e mais duas).
Inscrições:
pelo link https://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap396
ou com Gilson Nunes Maia: (48 99986-2843 [TIM] [Whatsapp] ou pelo e-mail
Objetivos principais:
Preparar o aluno para acompanhamento e atuação no serviço de manutenção e recuperação de máquinas equipamentos e de motores automotivos e estacionários. Atuar na conservação de máquinas, interpretação de falhas e defeitos. Formar consciência crítica na proteção do meio ambiente e o uso racional de lubrificantes, combustíveis fósseis e alternativas renováveis.
Gerar e difundir conhecimentos tecnológicos, introduzindo os conhecimentos básicos relacionados com a ciência dos motores, máquinas e equipamentos, com ênfase em manutenção corretiva, preventiva e preditiva sob a ótica do técnico de manutenção.

Atividades principais:
Desmontagem dos motores, máquinas e equipamentos; limpeza de peças; recuperação de peças; Montagem dos motores; Funcionamento. Regulagens. Análise de emissões (atividades práticas).

Resultados principais:
Capacitar e preparar o aluno para lidar com atividades práticas relacionadas a motores, máquinas e equipamentos; difundir os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos no LabCET no âmbito dos projetos de engenharia mecânica.

Programação:
01. Introdução; contexto histórico das máquinas térmicas. Conceitos relacionados com as propostas de manutenção Corretiva, Preventiva e preditiva. Noções gerais sobre máquinas térmicas.
02. Revisão dos conceitos básicos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel 2t e 4t
03. Sistema de ignição; Sistema de alimentação; Sistema de válvulas; Sistema de transferência de energia; Sistema de lubrificação.
04. Procedimentos de desmontagem e montagem de motores.
05. Processos de recuperação de um motor a combustão interna. Retífica de motores.
06. Funcionamento e regulagem de motores de combustão interna; Interpretação de falhas.
07. Processos de medição: Pressão, temperatura e dimensões de um motor.
08. Testes com gasolina; Análise de emissões.
09. Teste de motores em bancada.
10. Injeção eletrônica.

Mais informações:  | (48) 9986-2843.