Competição elege os melhores da comunicação científica no Brasil

15/02/2018 08:39

Estarão abertas, até 11 de março, as inscrições para a terceira edição do FameLab 2018 – maior concurso de comunicação científica do mundo que acontece em 32 países simultaneamente. Na edição passada, a pesquisadora Camila Ângela Zanella, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi uma das finalistas da etapa brasileira do concurso. “Esperamos que mais estudantes da UFSC participem desta edição, pois trata-se de uma oportunidade ímpar para os pesquisadores explorarem suas competências em comunicação”, afirma Martin Dowle, diretor presidente do British Council, que organiza o evento.

Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Para participar basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita por meio do site www.famelab.com.br, onde também constam as regras do concurso.

Os autores dos 30 melhores vídeos, julgados pelo conteúdo, clareza e carisma, serão treinados por um especialista britânico em comunicação e se apresentam ao vivo no Museu do Amanhã em abril. Desses 30, serão selecionados dez finalistas, que passam por outra etapa de treinamento e realizam uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Festival de Ciência de Cheltenham, da Inglaterra, em junho.

No Brasil, o FameLab 2018 conta com a parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Faps participantes do edital; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

* Informações: Acadêmica Agência de Comunicação.

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