UFSC anuncia resultado do Vestibular 2018 em coletiva de imprensa

09/01/2018 10:50

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou, na manhã desta terça-feira, 9 de janeiro, os resultados do Vestibular 2018 a uma plateia de membros da comunidade universitária, jornalistas, candidatos e representantes de escolas e cursinhos. A coletiva culminou com a liberação dos resultados no site do Vestibular 2018.

Ao todo foram 31.284 inscritos, sendo 19.839 na classificação geral, 11.445 optantes pelas Políticas de Ações Afirmativas (PAA) e 1.406 candidatos por experiência. Houve 3.850 solicitações de isenção da taxa de inscrição concedidas. Ao todo, a UFSC ofereceu 4.551 vagas (70%) pela prova do vestibular e 1.930 (30%) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 101 cursos/turnos distribuídos nos cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

Coletiva de Imprensa resultado final do Vestibular – Foto Henrique Almeida

Um vídeo com as boas-vindas e agradecimentos do reitor pro tempore Ubaldo César Balthazar foi exibido no início da coletiva. O reitor cumprimentou os novos calouros, lembrando que estão ingressando em uma das melhores universidades públicas do país. “Somos a quarta melhor federal do Brasil, portanto, vamos valorizar esse período que todos passarão aqui dentro. Sejam todos bem-vindos”, salientou. O reitor em exercício e pró-reitor de Graduação Alexandre Marino Costa e a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria Luiza Ferraro, apresentaram as informações do Vestibular 2018. Realizado em 23 cidades de Santa Catarina, o concurso contou com o trabalho de cerca de 3.600 pessoas.

Maria Luiza Ferraro falou do trabalho de realização do concurso e ressaltou que, apesar de um ano difícil para a UFSC, o vestibular transcorreu conforme o planejado. “O número de candidatos eliminados por porte de equipamentos eletrônicos não permitidos foi o menor desde que essas regras passaram a fazer parte do edital, somente 20 candidatos. A maioria das pessoas desconhece que para chegarmos à divulgação dos resultados, a Coperve trabalha o ano inteiro, com o envolvimento de um número significativo de pessoas”, salientou. Maria Luiza agradeceu a dedicação da equipe e apoio da Administração Central para que o concurso acontecesse e apresentou os números gerais do Vestibular 2018.

O reitor em exercício Alexandre Marino Costa parabenizou, em seu discurso, os candidatos classificados e recomendou aos estudantes “que aproveitem ao máximo a vida universitária, mas que sejam excelentes estudantes e que valorizem este espaço e cumpram seu papel para que possam retribuir à sociedade todo o conhecimento que se adquire nesta instituição pública de ensino”.

A divulgação dos aprovados, neste ano, aconteceu exclusivamente por meio do site do Vestibular 2018: http://vestibular2018.ufsc.br/, com a lista liberada logo após a coletiva de imprensa. Neste ano não houve a afixação da lista geral de classificados no campus, devido a questões de infraestrutura e segurança, decorrente de reformas no Ginásio de Esportes da UFSC (CDS).

Confira a lista dos dez primeiros colocados do vestibular UFSC 2018, por número de acertos:
1º- Matheus Cercal Lazzaris – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis/SC
2º- Vitor Dolzan Garcia – Química Bacharelado – São José/SC
3º- Vítor Marcelo Soares Campos – Medicina Diurno Florianópolis – Brusque/SC
4º- Leticia Schmitz Nacur de Almeida – Medicina Diurno Florianópolis – Juiz de Fora/MG
5º- Mateus Santarém Melillo – Medicina Diurno Florianópolis – Florianópolis/SC
6º- Laura Batista de Oliveira – Medicina Diurno Florianópolis – São José/SC
7º- Leonardo de Sá Nicolazzi – Engenharia Mecânica Diurno Florianópolis – Florianópolis/SC
8º- Arthur Santos Guimarães – Medicina Diurno Florianópolis – Joinville/SC
9º- Rafael Marques dos Santos – Medicina Diurno – Florianópolis – Florianópolis/SC
10º- Kely Silveira Marcello – Medicina Diurno Florianópolis – Criciúma/SC

Conheça, também, os três primeiros colocados, oriundos de escolas públicas:
1º- Wagner Scheeren Brum – Medicina Diurno Florianópolis – Novo Hamburgo/RS
2º- Júlio César Furlan – Medicina Diurno Florianópolis – Caxias do Sul/RS
3º- Julio Cesar Ronconi Padilha – Medicina Diurno Florianópolis – Itajaí/SC

Matrículas dos candidatos classificados

Os candidatos classificados no Vestibular 2018 dentro dos limites das vagas oferecidas para cada curso de graduação, independentemente do semestre letivo de 2018 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula em duas etapas, uma online e uma presencial, sendo a primeira etapa de 22 a 25 de janeiro. Todas as informações a respeito das datas, locais, procedimentos e normas estão disponíveis na Portaria de Matrículas, expedida pela Prograd e SAAD e publicada no site www.vestibular2018.ufsc.br.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9200, pelo site www.vestibular2018.ufsc.br ou e-mail vestibular2017@coperve.ufsc.br.

Mayra Cajueiro Warren / Jornalista da Agecom / UFSC
Henrique Almeida / Agecom / UFSC

Tags: coperveresultadoUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular UFSC 2018