Servidora da UFSC tem bolsa de estudos aprovada pelo Governo do Canadá

05/01/2018 08:11

A servidora do Hospital Universitário (HU) e mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carolina Campagnollo, foi aprovada no programa de bolsas de estudos Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), promovido pelo Governo do Canadá. A bolsa é ofertada para estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da América Latina e do Caribe com o objetivo de possibilitar o intercâmbio com as universidades daquele país.

Enfermeira lotada na Clínica Ginecológica e Obstétrica do HU, Carolina ingressou na UFSC em 2014 por meio de vagas destinadas 00às pessoas com necessidades especiais (PNE). De lá para cá, aproveitou duas oportunidades para dar continuidade aos estudos. “Com o concurso conquistei ‘meu lugar ao sol’ e me reinseri no mercado de trabalho. Ainda em 2014, iniciei o curso de especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) e, um ano depois, ingressei no Mestrado Profissional em Enfermagem, ambos ofertados pela UFSC”, relata ela, dizendo que “não queria perder mais nem um minuto da vida”.

Foi como mestranda que Carolina se inscreveu no ELAP através de informações divulgadas pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter). Segundo ela, se trata de um programa aclamado e disputado entre os estudantes e foi o tema da sua dissertação, sob orientação de Ana Izabel Jatobá de Souza e coorientação de Francis Solange Vieira Tourinho, que a fez conquistar a bolsa: Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Educação Permanente da Equipe de Enfermagem no Cuidado ao Idoso Hospitalizado. “O aumento da população idosa faz com que esse público esteja, cada vez, mais frequente nos serviços de saúde, dentre esses o hospital. Isso exige que os profissionais de enfermagem façam ações no sentido da promoção e garantia da atenção integral e qualificada ao idoso. Por isso, a atualização do conhecimento que vise à melhoria da assistência de enfermagem nos serviços de saúde é progressiva, o que nos leva a adaptação às novas tecnologias educacionais favorecendo, consideravelmente, a educação permanente dos trabalhadores”, explica a servidora.

O período da bolsa com foco nos aspectos da liderança e gestão do cuidado em enfermagem, que será realizado na Universidade de Montreal, tem duração de seis meses, com início em março de 2018, e promove o intercâmbio de conhecimentos para a evolução e crescimento das instituições de ensino. “Trabalharemos as relações entre Brasil e Quebec para aprofundar e explorar a área de conhecimento pertinente à minha dissertação. Também, busco aperfeiçoamento para contribuir com um atendimento de excelência na UFSC, pois a administração pública contará com uma profissional mais capacitada”.

Planos futuros

A pesquisadora pretende implantar um curso estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sobre o cuidado ao idoso hospitalizado, como proposta para a educação permanente da equipe de enfermagem na instituição canadense. “Este curso, desenvolvido durante o mestrado profissional, já foi implementado e avaliado no HU. Assim, poderá ser realizado um comparativo acerca da proposta entre as instituições, países e culturas, agregando conhecimentos para as instituições”.

Nicole Trevisol / Jornalista Agecom / UFSC.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.