VIA Revista aborda transformações nos Núcleos de Inovação Tecnológica

27/12/2017 09:26

A terceira edição da publicação do grupo VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que pesquisa Habitats de Inovação e Empreendedorismo, aborda as transformações no contexto dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Como o conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa pode alcançar o mercado e gerar oportunidades de desenvolvimento econômico, político e social? As respostas para essa questão passam por um ponto de convergência, uma luz que precisa ser acionada nas conexões entre agentes de governo, empresas e universidades: os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

A terceira edição da VIA Revista dedica-se a discutir o papel dos NITs no estímulo a um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Ao longo das 40 páginas, acadêmicos, agentes de governo e especialistas tratam da relação dos núcleos com a inovação tecnológica no país, do empreendedorismo e fazem uma análise de pedidos de proteção intelectual em ICTs no Brasil.

Experiências transformadoras envolvendo os NITs, como a implantação da Secretaria de Inovação da UFSC (SINOVA) e a alavancagem da agência Inova Unicamp, trazem luz sobre como a pesquisa se adapta às políticas de inovação e a uma sociedade em constante transformação.

“O Brasil é uma boa economia, mas ainda produzimos muita pesquisa commodity nas nossas universidades. Ainda assim, de boa qualidade. Não temos de nos envergonhar disso. Ninguém será melhor em tudo. Mas precisamos evoluir em processos e parcerias”, reflete o professor Cláudio José Amante, sobre as relações que devem ser viabilizadas pelos núcleos.

A transição dos Núcleos de Inovação Tecnológica de escritórios de patentes a escritórios de negócios é outra abordagem, que se soma aos temas da capacitação de profissionais para o setor, mudanças estruturais, estrutura catarinense de CT&I e as novas formas de interação dos NITs com a sociedade.

Publicação semestral online, a VIA Revista tem edições temáticas para apresentar pesquisas e aprofundar discussões sobre habitats de inovação. Seu objetivo é disseminar com concisão e referência informações e conhecimentos que possam contribuir com o desenvolvimento do ecossistema inovador existente.

A terceira edição da VIA Revista está disponível aqui.