UFSC e Universidade de Tel Aviv iniciam contatos para futura cooperação

01/12/2017 19:08

Na tarde da última quinta-feira, 30 de novembro, o reitor pro tempore da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Balthazar, e a equipe da gestão receberam o secretário-geral da Confederação Israelita Brasileira (CONIB), Eduardo Wurzmann, com o objetivo de estreitar laços e pensar em projetos conjuntos entre a UFSC e a Universidade de Tel Aviv. O secretário da CONIB estava acompanhado do ex-deputado federal de Santa Catarina, Paulo Bornhausen.

Também participaram do encontro pró-reitores e secretários, que explicaram os objetivos de atuação de cada área e os principais projetos desenvolvidos. Ficaram evidenciadas as razões pelas quais a UFSC é a sexta melhor universidade brasileira e a quarta entre as universidades federais.

“Assinar um acordo do tipo ‘guarda-chuva’ é muito fácil. Temos que definir um plano de ação sólido para que não vire apenas mais um convênio. É preciso tornar factíveis nossas intencionalidades. Ressalto, porém, que fui surpreendido por esta reunião, que apresentou diversas potencialidades e expertises nas quais temos muito interesse”, afirmou o secretário-geral da CONIB, que se mostrou impressionado com a estrutura e com os projetos desenvolvidos pela UFSC.

O professor Lincoln Paulo Fernandes, secretário de relações internacionais, é o responsável institucional pela continuidade e definição dos próximos passos para o fechamento do convênio.

Wurzmann comentou ainda sobre Israel e os projetos desenvolvidos na Universidade de Tel Aviv. Contou que, dos 30 mil alunos da Universidade, 10% são estrangeiros. A Universidade de Tel Aviv mostra interesse na internacionalização e sempre procura parceiros com quem tenha afinidade, como o Brasil, que tem boa imagem difundida em Israel.

O reitor Ubaldo Balthazar, ao registrar a necessidade de a UFSC ampliar as ações de internacionalização, destacou que Israel é um exemplo a ser perseguido por qualquer nação que deseja ser autônoma nos campo da ciência, tecnologia, inovação e comunicação.

Maria Eduarda Dalponte/Estagiária de Jornalismo/Gabinete da Reitoria