Professora da University College London palestra no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC

07/12/2017 18:29

O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, nos dias 4 e 5 de dezembro, Luíza Cintra Campos, professora da University College London (UCL). Luíza palestrou para professores e alunos, abordando temas como sua carreira na área de pesquisa em saneamento desde o Brasil até o Reino Unido. A pesquisadora apresentou uma visão geral do Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Geomática da UCL, de seu grupo de pesquisa e dos diversos projetos desenvolvidos por meio de colaborações nacionais e internacionais. Ao final da palestra foram debatidas potenciais colaborações com pesquisadores e instituições brasileiras.

Foto: Divulgação

A pesquisadora atualmente co-orienta tese de doutorado – orientada por Maurício Luiz Sens e desenvolvida junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de Potabilização de Águas (Lapoa) – na área de tratamento de águas e efluentes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGEA/UFSC). Luíza pôde conhecer as instalações do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS/CTC), o Centro de Tecnologias Sociais para Gestão da Água (Cetragua) e o Laboratório de Águas da Lagoa do Peri (LALP).

Dentre seus projetos se destacam a tese de doutorado, realizada em parceria com a Unilever, intitulada “Implementação a monitoramento de um sistema sustentável de dessalinização em piloto de escala laboratorial” e a pesquisa “Apoio a sistemas urbanos de baixo custo de águas e esgotos na África – AFRIWATSAN”, financiada pela The Royal Society.

Luíza Cintra Campos é engenheira civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Companhia Estadual de Água e Esgotos (Saneago), de Águas de Goiás (GO) e, posteriormente, atuou como professora na Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2007 ocupa o cargo de Senior Lecturer em Engenharia Ambiental no Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Geomática da University College London (UCL), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Suas pesquisas abrangem o estudo de água e saneamento, com foco em desenvolvimento e disponibilização de tecnologias (por meio de pilotos em escala laboratorial, modelagem e simulação), e desenvolvimento de ferramentas para suporte de tomadas de decisão.

Edição: Manuella Mariani/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC