Nova edição da revista Extensio mostra história do FabLab Pronto3D da UFSC

08/12/2017 15:56

Editada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a revista Extensio (Revista Eletrônica de Extensão) publicou a sua mais nova edição – o volume 14, número 26 – em novembro. O fascículo é composto por editorial, artigos, relatos de experiência e tópico especial. Este contempla a história do FabLab PRONTO3D da UFSC, um laboratório de fabricação digital.

O artigo “FabLab PRONTO3D: Aprendendo com a Prática”, redigido por Regiane Trevisan Pupo, professora da UFSC e coordenadora da Rede PRONTO3 – Laboratórios de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, evidencia as diversas possibilidades e atividades oferecidas pelo FabLab de Florianópolis, localizado na UFSC.

FabLabs são espaços com acesso à informação e meios de invenção mediante à fabricação digital. Acessível a qualquer camada da sociedade, seja ela acadêmica ou não, os laboratórios possibilitam que todos transformem suas ideias e projetos em realidade. Eles constituem uma comunidade internacional, que forma uma rede de intercâmbio, uma vez que objetivam compartilhar o conhecimento proveniente das experiências e também equipamentos, processos, artigos digitais e soluções.

De acordo com a autora, Regiane Trevisan Pupo, “hoje, no Brasil e no mundo, o uso da Fabricação Digital vem se expandido em diversas áreas do conhecimento. Não passa desapercebido aquele laboratório que faz um braço mecânico, uma linha de mobiliário tipo “Faça você mesmo” ou um curso de robótica para crianças. Inúmeras são as aplicações possíveis de construção em laboratórios localizados em universidades ou não”.

A Rede PRONTO3D é uma rede de FabLabs que visa a estruturação de centros localizados no estado de Santa Catarina. As atividades realizadas abrangem as áreas que envolvam criação, desenvolvimento e produção de modelos, protótipos, maquetes ou produtos. A rede visa:

  • Oferecer uma infraestrutura apropriada;
  • Capacitar uma equipe para a disseminação da tecnologia aplicada;
  • Oferecer incentivos de bolsas e estágios;
  • Executar trabalho eficiente;
  • Proporcionar colaboração entre a rede.

O artigo expõe o equipamento tecnológico do polo de Florianópolis e como ele pode e foi usado. Além disso, enfatiza que o processo de aprendizagem é baseado em pesquisa e experimentação, enfatizando assim o aprender e não o ensinar, além de incentivar a construção de conhecimento do aluno. Esta é a dinâmica das inúmeras práticas promovidas pelo PRONTO3D de Florianópolis. É possível destacar, destas atividades, o PRONTO KIDS, que, em parceria com escolas de educação básica, executa oficinas que mostram o uso da tecnologia digital para crianças entre 6 e 12 anos de idade.

“O mais interessante de todo o processo envolvido é a importância da capacitação humana que demanda o uso dos equipamentos. O PRONTO3D capacita alunos bolsistas de diversos cursos da universidade, além de promover oficinas para crianças na introdução das novas tecnologias de produção automatizada”, afirma Regiane.

Para André Porporatti, Editor Chefe da Extensio, o artigo mostra que “a Universidade, por meio de suas ações e projetos de extensão, busca promover a efetivação desta importante função social: a integralização dos conhecimentos acadêmicos com a sociedade”.

A Extensio é uma revista de conteúdo interdisciplinar. Com circulação nacional e internacional, o periódico traz artigos, ensaios, dossiês, entrevistas e relatos de experiência que contribuem com a divulgação e promoção de novos conhecimentos no âmbito da extensão.

O artigo “FabLab PRONTO3D: Aprendendo com a Prática” e os demais textos publicados nesta edição estão disponíveis em acesso livre no site da revista.

Patrícia Pimenta de Paula/Estagiária de Letras-Português/Portal de Periódicos UFSC