Espetáculo ‘Por detrás das Fronteiras’ retorna ao Teatro da UFSC, nesta quinta e sexta

05/12/2017 09:27

O Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de dezembro, às 19 horas, o espetáculo ‘Por detrás das fronteiras’, com o grupo de teatro do Colégio de Aplicação da UFSC. A peça desenvolve alguns questionamentos: Como passamos na fronteira? O que fazemos quando chegamos lá? ‘Por detrás das fronteiras’ refere-se a situações de quem vai e vem das fronteiras reais e imaginárias. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo.

Sinopse

O espetáculo deste ano da ‘Segue Reto Toda Cena Cia. de Teatro’, grupo do Colégio de Aplicação da UFSC, debruçou-se nas situações que todos passam quando decidem viajar. O espetáculo olha para situações do antes e do depois de uma viagem, dividindo a peça em três cenas. Desde a despedida familiar até (e principalmente) a passagem pelos labirintos burocráticos das fronteiras, chegando então ao seu destino, um lugar que não é seu.

Segundo a professora de Teatro e coordenadora do projeto de Extensão que resultou na montagem, Nara Widekin, “abordar a questão das fronteiras é tratar de um tema presente no contexto histórico e social atual. É super contemporâneo hoje. Tem gente morrendo nas fronteiras até hoje por aí. Tem uma maluca de uma onda de imigração por causa das guerras e as pessoas fugindo da morte, fugindo da pobreza”. No entanto, a professora ressalta que apesar da seriedade do tema o espetáculo não é um drama, “[…] Mas é tudo comédia. A gente brinca com isso e faz as pessoas pensarem. Esse é o objetivo”.

O grupo e a montagem

‘Segue Reto Toda a Cena’ é o nome do grupo que integra a equipe de Teatro do Colégio de Aplicação (C.A.). Como é um Projeto de Extensão, participam da equipe tanto estudantes do C.A., como membros da comunidade externa. A apresentação do espetáculo faz parte da conclusão do Projeto e resulta de uma criação coletiva do grupo durante o ano de 2017.

Tanto o texto como a peça são resultado da criação do grupo, uma vez que todos participam do processo de montagem durante o ano. “Coloco o personagem em uma situação e, dali, para ele sair daquela situação ele desenvolve uma cena. E é isso que o público vai ver”, relata a professora.

Elenco (atores/estudantes):

Gustavo Borguezan

Joana Gomez

Jorge da Gama

Juliano Thomaz

Julia de Assis

Mariah Lima

Nara Wedekin

Raphaela Grossner

Yasmim Duarte Vieira

Técnica: Adriana Conceição

Assistência de Direção: Juliano Thomaz, Jorge da Gama e Rubens Guths

Direção: Nara Micaela Wedekin

SERVIÇO:

O quê: Espetáculo teatral ‘Por detrás das fronteiras’

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis(SC).

Quando: Dias 7 e 8 de dezembro de 2017 (quinta e sexta-feira), às 19 horas.

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. O Teatro abre uma hora antes do início do espetáculo para retirada dos ingressos, sendo a disponibilidade conforme a capacidade de lugares no teatro (108 pessoas).

Classificação: A partir de 11 anos

Duração: 50 minutos.