Domingo de Vestibular: número de abstenções, opinião de candidatos e visita do reitor nos colégios

11/12/2017 07:53

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O domingo em Florianópolis amanheceu ensolarado e permaneceu com “céu de brigadeiro” o tempo todo. Na agenda do segundo dia do Vestibular da UFSC, era a vez das provas de Ciências Humanas e Sociais, Física e Química. As horas passaram e no final de mais uma etapa do concurso, somou-se um percentual de 20,5 de abstenção, ou seja, 548 candidatos faltaram.

Este ano uma das novidades foi a substituição das provas de História e Geografia pela de Ciências Humanas e Sociais, que além dessas duas disciplinas, foram incluídas a de Filosofia e Sociologia. E toda mudança, por qualquer que seja, causa certo temor no candidato. Mas a maioria achou esta parte tranquila e não teve maiores dificuldades nessas provas.

Mario

A partir das 16h30, os candidatos já eram liberados para ir embora e o campus antes vazio começa a ter vida novamente. No vai e vem próximo aos centros de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e de Ciências da Educação (CED), já cansados pelo calor e pela pressão de conquistar uma vaga, alguns desabafam a experiência:

Mario Luiz Carcacio Júnior, que tenta uma vaga no curso de Jornalismo, é de São Paulo e mora em Florianópolis “um tempão”. Para ele, até agora “tá tranquilo”, não sentiu dificuldades na prova e amanhã está firme e forte para o último dia.

Roberta

Roberta Milana Mendes, que concorre para o curso de Letras Espanhol, é de Ituporanga (SC) e para ela, ao contrário de Mario, estava muito difícil a parte de Química e Física. Escolheu a UFSC por ter família aqui. Como é a primeira vez que faz o vestibular, permanece animada para a prova de amanhã.

Andreia

Andreia Braz Ramirez, candidata ao curso de Ciências Contábeis, é do Paraná e mora há seis anos em Florianópolis. Escolheu a Universidade por ser “bem boa” e por ter a irmã que já mora e estuda aqui. Diz que, desta vez, não estudou muito e irá tentar novamente no ano que vem. Se estivesse estudado mais, conseguiria passar, pois “não é impossível”. A tentativa deste ano servirá de base para a próxima.

Luara

Para Luara Floriski, que deseja ingressar no curso de Letras, a parte mais difícil foi responder perguntas sobre Santa Catarina, já que é do Paraná. “Eu estava meio que preparada, estudei um pouco de economia e relevo”. E também teve dificuldades nas de exatas, matéria que não gosta muita.

Mateus

Giovana

Giovana Silva Dantas e Mateus Dimitri Cardoso querem mudar de curso, de Enfermagem e História, para Arquitetura e Farmácia, respectivamente. Relatam que não sentiram dificuldades nas provas de Ciências Humanas e Sociais.

Daniel

Daniel Mesquita Batista, que presta o vestibular pela segunda vez, é de Florianópolis, e achou a prova razoável. Como gosta da área de esportes, escolheu Educação Física, após decidir entre este curso e Nutrição.

Sabrina

Para Sabrina Raquel da Silva Oliveira, a experiência foi simples. “Acho que foi bem melhor que o ano passado, estava bem detalhado e por sorte caiu os conteúdos que estudei”. Escolheu a UFSC porque é o único lugar que tem o curso que deseja, Arquivologia.

Fernando e Luana

Fernando Augusto Wagner e Luana Cardoso caminhavam juntos nos corredores do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) ao final da prova. Para eles não estava tão difícil quanto esperavam. Luana escolheu o curso de Ciências Contábeis e Fernando, Engenharia Elétrica. Ele optou pela UFSC, primeiro por ser pública e também por ter o pai professor da Universidade, a conhece bem.

Jordan e Laura

Jordan Dal Sasso e Laura Del’Rei, ambos de Nova Trento (SC), fizeram a prova no Espaço Físico Integrado (EFI), e estão no segundo ano do Ensino Médio. Não optaram por nenhum curso, a realizaram como teste. E puderam como esta experiência começar a preparação para o ano que vem. Laura fará a inscrição para o curso de Cinema.

Agenda do Reitor

O reitor da UFSC Ubaldo Cesar Balthazar e o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino, continuaram neste segundo dia de vestibular a agenda de visitas aos locais de provas. Hoje, estiveram no Instituto Estadual de Educação (IEE), no bairro Centro, segundo local de maior concentração de candidatos, e também nos colégios Padre Anchieta, na Agronômica, e Simão José Hees, na Trindade.

(Visita do reitor. Fotos: divulgação)

Último dia de prova

Segunda-feira, dia 11, é o último dia do Vestibular da UFSC com redação e quatro questões discursivas. Antes de chegar este último momento, muitos já ariscam sobre o tema da redação. Mas não dá para se adiantar muito. O bom é descansar para no dia seguinte estar renovado para o próximo desafio.

Não esqueçam

– Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45min);
– Estejam portando:
– Original do documento de identidade informado na inscrição;
– Confirmação de Inscrição Definitiva;
– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente;
– Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.

Divulgação dos Gabaritos

Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h do dia 11 de dezembro (segunda-feira) no site www.vestibular2018.ufsc.br.

Mais informações no site www.vestibular2018.ufsc.br.

Coperve: (48) 3721-9200

Agecom: (48) 3721-9601/9602