Documentário ‘Um Mundo à Beira-Mar’ é lançado no CIC

07/12/2017 12:15

O lançamento oficial do documentário ‘Um Mundo à Beira-Mar’, que aborda a Ponta do Coral, foi realizado no último dia 28 de novembro no cinema do Centro Integrado de Cultua (CIC). Parte do TCC de José Caetano de Oliveira, o documentário conta com parceria da UFSC e da Escola de Educação Básica Padre Anchieta.

Estiveram presentes estudantes e professores envolvidos no projeto Mundo à Beira-Mar, além de membros da comunidade. Após a exibição, foi aberto um espaço para discussões sobre o filme. Os principais temas abordados foram a transformação da Ponta do Coral em parque e área verde, o movimento Parque Cultural das 3 Pontas e o movimento coletivo #FICAPIBID, contra o fechamento do Programa de Iniciação à Docência.

Mais

O ‘Mundo à Beira Mar’ é um projeto de educação socioambiental marinho costeira, que visa utilizar os espaços livres oferecidos pelos ecossistemas costeiros para a vivência da educação transdisciplinar no ensino fundamental e médio.

Em 2017 foram desenvolvidas atividades com a Escola Padre Anchieta, localizada próxima a Beira Mar Norte de Florianópolis, que vivenciou a proposta de projeto na Ponta do Coral. O documentário é um dos produtos deste projeto e trata do conflito de uso do espaço público e de áreas verdes de lazer no município, e foi desenvolvido pelo curso de graduação em Oceanografia em parceria com o curso de graduação em Cinema da UFSC.