DIVULGA UFSC – 19/12/2017 – edição 1003

19/12/2017 09:52

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 19/12/2017 – Edição 1003

UFSC 57 anos: solenidade é marcada por tributo e protestos

A solenidade de comemoração aos 57 anos de criação da UFSC, realizada na manhã desta segunda-feira, 18 de dezembro, no hall do prédio da Reitoria, reuniu servidores, estudantes, autoridades e imprensa em um ambiente duplo: celebrar a história de uma instituição jovem e prestar um tributo ao reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Continue a leitura » ».

Programa de Mobilidade Acadêmica oferece bolsas para estudantes da UFSC

O Programa de Bolsas ANDIFES/Santander de Mobilidade Acadêmica irá receber inscrições de 22 de janeiro a 9 de fevereiroO programa visa proporcionar bolsas de estudo a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior que, tendo mérito acadêmico, pretendem realizar mobilidade estudantil em outra IFES brasileira. Na UFSC, serão contemplados cinco alunos com bolsa no ano letivo de 2018 para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Os estudantes selecionados receberão o valor de R$ 3 mil, repassado em cinco parcelas mensais de R$ 600,00, durante o semestre em que realizarem sua mobilidade. As inscrições serão realizadas por e-mail. Informações no edital.

Presidente da Andifes analisa críticas do Banco Mundial sobre as universidades públicas

O jornal O Globo publicou nesta segunda-feira, dia 18, artigo do presidente da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes Instituições Federais do Ensino Superior, Emmanuel Tourinho, no qual ele avalia as críticas que o Banco Mundial faz sobre ensino superior público e gratuito. Continue a leitura>> .

Emergência Adulto do HU suspende temporariamente atendimento

A partir das 13h30 do dia 18 de dezembro  a emergência adulto do Hospital Universitário suspendeu o atendimento. A suspensão é temporária e, segundo a Superintendência da Ebserh, visa a “garantir a segurança dos pacientes já em atendimento na Emergência”. O fechamento se deve à superlotação da Unidade e retorna aos atendimentos quando houver condições mínimas de ambiência.

Saiba como funcionarão os serviços da UFSC no período de férias

As férias dos estudantes da UFSC começaram dia 8 de dezembro de 2017 e vão até 26 de fevereiro de 2018. O recesso compreenderá os períodos de 26 a 29 de dezembro e de 2 a 5 de janeiro de 2018, havendo a necessidade de revezamento de servidores nos dois períodos, conforme portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os serviços essenciais, como aqueles de atendimento ao público, não deverão ser prejudicados. Saiba como funcionarão os serviços da universidade.

Estudante de Engenharia Naval desenvolve trabalho de conclusão em estaleiro na Alemanha

A estudante de Engenharia Naval da UFSC Joinville, Abigail Giovanoni, está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no estaleiro Mayer Werft, na cidade de Papenburg, na Alemanha. O estaleiro é especializado na construção de navios de cruzeiro. Abigail atua no Laboratório de Geodésia Industrial (LGI) do Centro Tecnológico de Joinville. A estudante permanecerá no estaleiro até maio de 2018. Mais informações na página do campus Joinville ou na página do LGI.

Professor da UFSC constrói impressora 3D para montar laboratório de física atômica

O professor do Departamento de Física da UFSC, Jorge Douglas Massayuki Kondo, construiu uma impressora 3D apenas com peças que foram fabricadas por outra impressora da Universidade. O objetivo é utilizar o equipamento para produzir peças e montar um laboratório de física atômica, chamado Lab Átomo. A ferramenta está sendo utilizada para produzir dispositivos para experimentos e outros laboratórios, em colaboração com o professor Lúcio Farenzena. Continue a leitura » ».

UFSC sedia Congresso Mundial de Antropologia em 2018

“Mundo de Encontros: o passado, presente e futuro do conhecimento antropológico” é o tema do 18º. Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicas (IUAES), resultado de articulação global de pesquisadores da área. Pela primeira vez na América do Sul, o evento ocorrerá na UFSC entre os dias 16 e 20 de julho de 2018. Informações no site e no Facebook. As inscrições devem ser feitas no link .

Inscrições abertas para a Escola de Verão da AUGM

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) informa que estão abertas as inscrições para a Escola de Verão “Herramientas para la curricularización de la Extensión a través de la incorporación de las Prácticas Socio – Educativas”. O programa da AUGM acontecerá na Universidade Nacional de Cuyo (Uncuyo), na cidade de Mendoza – Argentina, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março de 2018. Para os docentes interessados, a pré-inscrição pode ser realizada através desse formulário. Informações: .

Projeto de extensão Medita UFSC realiza última sessão do ano nesta quarta-feira

O Projeto de Extensão Medita UFSC terá a última sessão do ano nesta quarta-feira, 20 de dezembro, às 12h, no Auditório João Castro (na Engenharia de Produção). O projeto é gratuito e não é necessário fazer inscrição. O Medita UFSC irá retornar no dia 17 de janeiro, no mesmo local e horário (todas as quartas-feiras de 12h às 13h). A coordenadora do projeto, Myriam Prata, solicita, aos que participaram em 2017, o preenchimento do questionário de avaliação, disponível aqui. Mais informações pelo e-mail  ou no Facebook.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.