UFSC é a sexta melhor universidade federal do país segundo índice de cursos do MEC

28/11/2017 12:30

A UFSC é a sexta melhor universidade federal do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 27 de novembro, e a sétima no ranking geral. O IGC da instituição, 4,0747 pontos de cinco possíveis, coloca a UFSC entre as universidades consideradas de excelência pelo MEC.

A UFSC ficou atrás da Unicamp, universidade estadual paulista, UFRGS, UFMG, UFRJ, UFABC e Unifesp. Baixe os dados completos do IGC aqui.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta: a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.