Série ‘Corredor das Águas’ da TV UFSC mostra protesto contra leilão para exploração do gás de xisto

20/11/2017 13:56

A série “Corredor das Águas” estreia esta semana oito novos episódios na programação da TV UFSC. As gravações foram realizadas no Rio de Janeiro, no dia 27 de setembro de 2017, em frente à sede da Agência Nacional de Petróleo, durante a 14ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás.

Na ocasião, ativistas, representantes sindicais e de comunidades indígenas protestaram contra o leilão de áreas do gás de xisto, cuja exploração irá colocar em risco a saúde da população brasileira. Entre os entrevistados estão Eduardo Henrique (Sindipetro-RJ), Juliano Bueno de Araujo (organização 350.org),  Cretã Kaingang (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Cássia Kiss (atriz) e Frei Bernardo Luz (Diocese de Umuarama-PR).

Sobre “O Corredor das Águas” – é uma série de interprogramas que estreou no segundo semestre de 2014 na TV UFSC, dirigida pelo cineasta Zeca Pires em parceria com o professor Luiz Fernando Scheibe. O objetivo é chamar a atenção para a importância de preservação da água. Os episódios têm duração de um a três minutos e trazem depoimentos de pesquisadores, agricultores, ativistas, além de imagens inéditas de rios, mananciais, flora, fauna, florestas e devastações.