Seminário na UFSC debate assédio moral no trabalho até esta sexta

22/11/2017 08:00

Entre 22 e 24 de novembro, o Centro de Eventos da UFSC recebe o V Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, em paralelo ao primeiro Congresso sobre Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no Trabalho. Os eventos reúnem pesquisadores, trabalhadores e empregadores no debate sobre a saúde dos profissionais nas organizações. Serão três conferências, oito minicursos, 13 seminários, 29 mesas de debate e seis rod​as de conversa em três dias de programação.

Ambos eventos são iniciativa do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT), em parceria com o Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST-SC), Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Ministério do Trabalho.

Confira a programação completa aqui. Todas as atividades são gratuitas e abertas. Para facilitar seu credenciamento, faça a inscrição aqui.

Treinamento para a prevenção: A programação inicia na quarta-feira (22) com minicursos sobre estratégias de prevenção ao assédio moral e ferramentas da área de Psicologia para monitorar e melhorar a saúde do trabalhador. Outro destaque é o treinamento sobre atuação sindical frente ao assédio moral.

Conferência de abertura: a conferência da noite de quarta-feira (22) às 20h tratará da conjuntura trabalhista e perspectivas para a saúde mental, ministrata pelo professor de psicologia do trabalho na Unicamp José Roberto Montes Heloani.

Segundo dia: na quinta-feira (23), a programação inicia às 8h30 com conferência da técnica do Ministério da Saúde Raquel Dantas Rocha sobre “Ações em Saúde Mental e Trabalho”. A partir das 10h, seminários sobre saúde mental em diferentes categorias profissionais nas salas do Centro de Eventos. Na lista, agentes penitenciários, enfermagem, indústrias, serviço público, docentes, estagiários, jornalistas e bancários.

Mesas de debate: durante a tarde de quinta-feira (23), iniciam as mesas de debate, com participação de diferentes entidades e uma gama de temas para discussão.

Último dia: as mesas de debate e seminários continuam na sexta-feira (24). Uma das mesas, que inicia às 8h30 na Sala Laranjeira, discute “Ações coletivas e suas repercussões em saúde mental”, com a presença de Centrais Sindicais de Trabalhadores de Santa Catarina. Outro destaque são as rodas de conversa e depoimento de vítimas de assédio moral no trabalho.

Conferência de encerramento: Liliana Andolpho Guimarães, docente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e doutora em Saúde Mental, ministrará uma conferência sobre “Qualidade de Vida e Saúde Mental do Trabalhador” no Auditório Garapuvu às 14h da sexta-feira (24).

Por Ascom/MPT-SC

Tags: Congresso sobre Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no TrabalhoUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaV Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho