Projeto Sessão Sênior de Cinema exibe ‘A Festa de Babette’, nesta quinta

16/11/2017 09:09

O Projeto Sessão Sênior de Cinema exibe, nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, exibe o filme ‘A Festa de Babette’ de Gabriel Axel. A sessão é gratuita, aberta à comunidade e acontece no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). As exibições dos filmes são realizadas todas as quintas-feiras (salvo em dias de feriado), com início às 9h e, após a projeção, serão realizados debates com o público até as 12h.

A Festa de Babette

Dinamarca, século XIX. Filippa e Martine são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge, no vilarejo Babette, uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.

Direção: Gabriel Axel

Elenco: Stéphane Audran, Birgitte Federspiel, Bodil Kjer, Jarl Kulle

Gênero: Drama

Nacionalidade: Dinamarca (Ano 1989; Duração 102 min.)

Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos

Projeto Sessão Sênior de Cinema

O Projeto Sessão Sênior de Cinema iniciou em 2016, com a percepção da falta de atividades culturais voltadas para o cinema focando no público idoso. Este projeto é patrocinado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com Apoio Cultural do Floripa Shopping e idealização da Marte Inovação Cultural, cujo projeto garante os direitos de exibição dos filmes para serem apresentados na modalidade ‘sessão aberta’.

Os filmes exibidos no Teatro da UFSC são do acervo do Paradigma Cine Arte e foram selecionados pela socióloga e coordenadora do Cinedebate em Gerontologia do Neti, Mônica Joesting Siedler. O objetivo é contemplar temas sobre o envelhecimento e sobre o processo do viver.

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) tem enfoque na educação permanente, oferece cursos, grupos, oficinas e projetos voltados para estudantes idosos, objetivando a sua atualização e inserção social. O Núcleo também presta assessoria e consultoria à comunidade, através de parcerias com entidades governamentais e não governamentais.

A realização do projeto na UFSC é uma parceria entre o Neti/Proex e o Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte), com a Marte Inovação Cultural.

Acompanhe a agenda desta e de outras sessões.

 

SERVIÇO

O quê: Sessão Sênior de Cinema com o filme ‘A Festa de Babette’

Quando: quinta-feira, 16 de novembro de 2017, das 9 às 12h.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC). Capacidade do teatro: 108 lugares.

Quanto: gratuito e aberto à comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Marcos de Assis/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

 

Tags: cinemaNETIPROEXProjeto Sessão Sênior de CinemaUFSC