Projeto Experimenta apresenta peça teatral sobre a vida de Albert Einstein

08/11/2017 10:02

O espetáculo Luz em Einstein, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, estreia integrando a programação do projeto Experimenta, realização da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. A peça tem texto e direção de Carmen Fossari, profissional de teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade.

A apresentação será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, quinta e sexta-feira, às 20 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita, e os ingressos deverão ser retirados no local, uma hora antes do início do espetáculo.

A peça apresenta Albert Einstein em suas múltiplas facetas: cientista, músico violinista, poeta, velejador, conferencista, pacifista e, fundamentalmente, aquele que revolucionou a compreensão do ordenamento do universo, como autor da Teoria da Relatividade Geral.

De acordo com a diretora, “com Luz em Einstein realizamos um teatro que resulta de uma imersão no humano, profundizada, evocando fatos da história do século XX, tão trágica e ao mesmo tempo com tantas perspectivas. Um teatro que busca sua essência para além de um riso ou choro de cotidianidades que povoam a vida do imediatismo da rede plugada no aqui e agora descartável”.

Elenco

Nei Perin, Bruno Leite, Leon de Paula (três idades de Albert Einstein); Ivana Fossari; Julião Goulart; Mariana Lapolli; Thaianna Volkmmann; Muriel Martins; Cristiano Cunha; Ana Paula Lemos; Roberto Moura; Valdir Silva; Lisandra Fossari Iwersen; Uziel Santana; Heitor Darós; Suélen Benincá;  Marcelo Cidral; Viviana Bittencourte; Márcio Tessmann e Rogério Guilherme de Oliveira (ator e tenor).

Técnica

Cenografia: Marcos Carioni, Márcio Tessmann

Criação da Maquete Virtual e decoupagem do Cenário – Marcos Carioni

Figurino – “Ato Cênico”, José A. Beirão Filho

Adereços: Edmundo Meira

Contra Regra: Daniel Martins

Sonoplastia: Sérgio Bessa.

Vídeo Arte: Gabriel Fahdo, Calu

Operadora de Slides: Melissa Amaral

Iluminação: Carmen Fossari, Luciano Bueno

Operador de Luz: Luciano Bueno, Calu

Preparação Corporal: Lucas Namen Flygare (primeira fase) , Mariana Lapolli

Voz: Rogério Guilherme de Oliveira e Thaianna Volkamann Nakandakari

Direção Musical – Guilherme Rogério Oliveira

Fotografia: Vinícius Nakandakari e Calu

Arte Folder: Vinícius Nakandakari

Texto e Direção Geral: Carmen L. Fossari

Serviço

O quê: Apresentação Luz em Einstein, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo.

Quando: 9 e 10 de novembro, às 20 horas.

Onde: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Quanto: Gratuito. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.

Contato: Experimenta: UFSC Florianópolis: SeCArte: www.secarte.ufsc.br | Evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/139876323316936 ) – Tel. (48) 3721-2376 – Visite www.dac.ufsc.br

Classificação: 12 anos / Duração: 120 min.

Projeto Experimenta

A segunda edição do Experimenta, que será realizada de 6 a 10 de novembro, vai levar aos diversos locais da UFSC várias atrações culturais como dança, música, teatro, performances além de workshops que vão proporcionar à comunidade universitária e local uma semana inteira de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

Aberto ao público e gratuito, o evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e pretende criar um “supercircuito” de arte e cultura que vai tomar conta de diversos espaços da UFSC no mês de novembro.

“Experimentar” significa incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção”, explica a secretária Maria de Lourdes Borges.

Confira a programação completa do Experimenta em:

http://secarte.ufsc.br/experimenta/experimenta-programacao/