Novo lançamento da Editora da UFSC mostra caminhos possíveis para ensinar literatura

16/11/2017 17:00

O que significa ensinar literatura? é a pergunta que não quer calar e que virou título do livro organizado por André Cechinel e Cristiano e Sales e publicado numa parceria entre a Editora da UFSC e a Ediunesc, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

A ideia foi a de reunir diferentes professores, alguns dos quais críticos de literatura com nomes consolidados, outros com diferentes instituições de ensino ou em início de carreira para compartilhar pontos de vista sobre a prática cotidiana de problematizar a literatura em sala de aula.

O que se pode ler nas páginas desse livro são pensamentos e modos distintos de tentar movimentar a literatura em sala de aula, de maneira a tirar dela uma intervenção possível junto aos estudantes que não se limite ao profissional que eles possam vir a ser.

“Ao entendermos que a relação literatura-instituições de ensino é complexa e não maniqueísta, compreenderemos também que nós somos a instituição. E se nós também a somos, e se a parte que nos cabe dentro dela é a de movimentar a literatura… O que de fato temos feito para tornar habitual a presença da poesia e seus efeitos no coração da instituição?”, perguntam os organizadores.

A organização dos textos foi pautada nas pistas de um dos efeitos que a literatura, quando pensada como arte, desperta nas pessoas: o olhar para elas mesmas. Quando isso ocorre, observam Cechinel e Sales, há uma chance de “reinventarmos caminhos possíveis para esse objeto que tem presença sempre assegurada nos espaços instituídos para o ensino”.

O que significa ensinar literatura?

Andre Cechinel e Cristiano de Sales

Editora da UFSC