Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar convida para construção de ‘Célula de Consumo Responsável’

07/11/2017 08:13

Os agricultores do grupo “Agrodea” da Rede Ecovida de Agroecologia, de Imbuia (SC), e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da UFSC convidam a todos os consumidores que se preocupam os princípios do alimento bom, de qualidade, limpo, sem prejuízo ao meio ambiente e justo, beneficiando e sendo acessíveis para produtores e consumidores, a participarem da construção de uma Célula de Consumo Responsável no Campus Florianópolis, bairro Trindade. A reunião para essa construção será dia 9 de novembro, às 9h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) iniciou em 2016 um projeto de extensão que visa a constituição de grupos de consumo responsável de alimentos agroecológicos e orgânicos na cidade de Florianópolis. Esta iniciativa nasceu da necessidade de grupos de agricultores viabilizarem mercados mais justos para seus produtos, associado à crescente demanda dos consumidores por alimentos mais limpos e saudáveis.

As células de consumo responsável são uma ferramenta de inovação social que promove relações de proximidade e co-responsabilidade entre agricultores e consumidores, através da venda direta de alimentos orgânicos.

A inspiração do projeto surgiu de experiências já consolidadas na Itália, conhecidas como Gruppi di Acquisto Solidale (GAS). O com este projeto é expandir o número de CCR’s e contribuir para a construção de uma rede de cidadania agroalimentar na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), assim como gerar dinâmicas de mercado e consumo ético e responsável, ampliando o abastecimento de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar.

Programação:

9h30-10h30: Apresentação da proposta – um olhar sobre a certificação e o consumo responsável, reconectando agricultores e consumidores;

10h30-11h30: Roda de conversa com os agricultores agroecológicos;

11h30-12h: Feira e degustação de produtos orgânicos.

Mais informações pelo e-mail: